terça-feira, 30 de junho de 2015

Fundação de Cultura lança programa de formação teatral, em Parnamirim

No último sábado (27/6), a Fundação Parnamirim de Cultura lançou o Laboratório da Cena, iniciativa que será executada pelo grupo Clowns de Shakespeare objetivando criar um espaço de formação e pesquisa teatral na cidade de Parnamirim.

Ao longo de um ano de curso, 30 (trinta) aprendizes terão a oportunidade de conviver com os Clowns de Shakespeare, um dos grupos mais importantes da cena teatral potiguar.

As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 13/7. Para se inscrever os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição e redigir uma carta de intenção (descrição dos motivos pelo qual o candidato está interessado em fazer esse curso) e encaminhar, juntamente com comprovação de residência (em Parnamirim) para o e-mail parnamirimmulticultural@hotmail.com.
 
O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 20 de julho. A segunda etapa será realizada com até 60 (sessenta) candidatos pré-selecionados na etapa anterior, que passarão por uma aula prática conduzida por mestres do Laboratório da Cena, em horários que serão indicados juntamente com a divulgação do resultado dos pré-selecionados da primeira etapa. O resultado final será divulgado no dia 27 de julho.
Para o presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Haroldo Gomes, "a iniciativa se reveste de importância porque lança na idade, os alicerces de uma escola  livre de teatro".
 

Campanha vai orientar motoristas sobre o modo correto de estacionar

21752
Muitos motoristas ainda param de forma irregular nos estacionamentos da cidade. E para orientar esses condutores, a Prefeitura do Natal, realizará campanha sobre o modo correto de parar o veículo.

As primeiras peças publicitárias já podem ser conferidas na página da Prefeitura do Natal no Facebook. O endereço é facebook.com/prefeitura do Natal.

A perspectiva é que a campanha deve ganhar as ruas da cidade nos próximos meses com os educadores de trânsito da STTU. Por hora, o órgão aguarda a chegada do material impresso para depois iniciar as ações educativas nos principais corredores da cidade.

Solução abreviada de conflitos: Lei sobre mediação é sancionada

Publicada no DOU de ontem, 29, a lei 13.140/15 dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública.

O texto foi aprovado pelo Senado em 2/6. A norma entra em vigor 180 dias após a publicação oficial.

Para o ministro Luis Felipe Salomão, que presidiu a Comissão de Juristas encarregada de elaborar o projeto da lei de mediação e atualização da lei de arbitragem, as soluções extrajudiciais representam o avanço do processo civilizatório da humanidade.

Bill Gates investirá US$ 2 bilhões em projetos de tecnologias limpas

Foto: reprodução O fundador da Microsoft, Bill Gates, anunciou que planeja investir 2 bilhões de dólares em projetos de energias limpas pelos próximos cinco anos. A ideia é ajudar empresas que estejam criando novas formas inovadoras para gerar e armazenar energia.

Em uma entrevista ao Financial Times, o filantropo afirmou que espera um grande avanço ao fomentar essas tecnologias inovadoras, dobrando os investimentos no setor que já passam dos bilhões. Ele já apoiou, até agora, 15 companhias verdes e contribuiu em fundos de capital de risco para outras 30 empresas.

Segundo uma análise feita pela Bloomberg (BNEF), as energias renováveis devem movimentar 8 trilhões de dólares em investimentos pelos próximos 25 anos, o que é o dobro gasto pelos países em carvão, gás natural e usinas nucleares.

Vidas perdidas: RN tem 4ª maior taxa de homicídios entre jovens de 16 e 17 anos

 O Rio Grande do Norte tem, proporcionalmente, a quarta maior taxa de mortes de adolescentes entre 16 e 17 anos no Brasil. Os dados, referentes ao ano de 2013, são do Mapa da Violência 2015
divulgado nesta terça-feira (30), e mostram também que o estado teve aumento de 560% na taxa de homicídios nesta faixa etária.

De acordo com o levantamento, o Brasil teve 3.749 homicídios de jovens entre 16 e 17 anos em 2013, o que corresponde a uma taxa de 54,1 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. No Nordeste, o número de homicídios de jovens dessa faixa etária no mesmo ano foi de 1.588, o que corresponde a 76 mortes para cada 100 mil habitantes. O Rio Grande do Norte está bem à frente da média nacional e da região.

Em 2003, o RN registrou 19 homicídios de jovens entre 16 e 17 anos, com taxa de 14,9 assassinatos nesta faixa para cada 100 mil habitantes. Dez anos depois, o número saltou para 117, o que resultou na taxa de 98,1, o correspondente a aumento de 560,2%.

Na comparação com os demais estados do Brasil, o RN era apenas o 22º no número de homicídios de jovens entre 16 e 17 anos em 2003. Em 2013, no entanto, o estado saltou para a quarta colocação, com o maior crescimento no número de homicídios entre jovens do Brasil.

Parnamirim: Empossados novos conselhos do Idoso e pessoas com deficiência

Na manhã desta terça-feira (30), foram empossados para o biênio 2015-2017, os Conselhos da Pessoa Idosa e o dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no auditório da secretaria municipal de Saúde.

O Conselho da Pessoa Idosa é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, de caráter público e sem fins lucrativos, controlador e fiscalizador da política da pessoa idosa. Tem a função de facilitar a integração dos órgãos e instituições públicas dentro do município com a proposta de promover e elaborar ações voltadas à inclusão da terceira idade nas mais variadas atuações da sociedade. A representante escolhida para representar a secretaria de Assistência social neste Conselho, foi a coordenadora de Gestão, Kátia Cristina de Souza Soares (foto)

Já o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência está vinculado à SEMAS e sua finalidade é promover a defesa dos interesses dos portadores de deficiência, através do controle e fiscalização das ações governamentais.

OAS deve ter acesso a vídeos de delação premiada da "lava jato", decide STF

A Justiça Federal do Paraná deve garantir a executivos da OAS o acesso aos registros de áudio e vídeo de delações premiadas feitas na operação “lava jato”, que investiga corrupção na Petrobras. A decisão é da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal e foi assinada pelo relator, ministro Teori Zavascki, no dia 16 de junho. O caso corria sob segredo de Justiça, mas o sigilo foi cassado também na mesma decisão.

Os executivos da OAS pediram acesso às delações feitas por Augusto Ribeiro de Mendonça Neto e Julio Gerin de Almeida Camargo, executivos da Toyo Setal envolvidos na “lava jato” que assinaram acordos de delação. A defesa da OAS, feita pelos advogados Edward Rocha de Carvalho e Roberto Telhada, já havia feito o mesmo pedido algumas vezes ao juiz Sergio Fernando Moro — responsável pelas ações da “lava jato” em primeiro grau —, mas o pleito havia sido negado.

Para a 2ª Turma do STF, negar o acesso aos vídeos das delações viola a Súmula Vinculante 14 do Supremo, que garante à defesa o direito de acesso “aos elementos de prova já documentados em procedimento investigatório”.

Clique
aqui para ler a decisão.

Deputado George Soares solicita urgência na conclusão da UPA de Assu

O deputado George Soares fez pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (30), alertando sobre a paralisação nas obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Assú. O parlamentar disse que o cronograma está atrasado e a unidade, localizada no Alto de São Francisco, já era para ter sido entregue há um ano.

“Esta obra orçada em um milhão e oitenta mil reais foi muito propagada, mas está paralisada. Já estamos enfrentando um caos profundo no Hospital Regional de Assú e agora a UPA paralisada”, afirmou George. Segundo o parlamentar, a prestação de contas revela que 90% dos recursos destinados pelo governo federal já foram repassados para o pagamento da construtora.

 Como a obra não é cercada, vândalos estão invadindo o local para motivos diversos, como o uso de drogas e também para depredar a construção, furtando equipamentos. O parlamentar acrescentou que outras 15 obras estão com problemas na fase de prestação de contas e seu mandato está solicitando maiores esclarecimentos.

“Estamos pedindo informações tanto ao governo federal, quanto à prefeitura para saber o que está havendo. Como é que o dinheiro vem, cai na conta, inicia as obras e não é concluída? Quero fazer um apelo porque o maior prejudicado é a população, enquanto esta unidade de pronto atendimento passa mais um ano atrasada”, disse.

Carnaubais: Dinarte Diniz/Keide caminharão pelas ruas da cidade em companhia do povo e de Fábio Dantas

Faltando poucos dias para os carnaubaenses de nascimento e coração irem as urnas escolher quem administrará o município por alguns meses, eis que o Centro da Antiga Santa Luzia presenciará a caminhada daqueles que pregam a mudança.
 
Dinarte Diniz/Keide percorrerão, juntamente com aqueles que acreditam que Carnaubais pode trilhar o caminho fascinante da mudança, algumas ruas pisadas com firmeza e determinação, por homens e mulheres esperançosos e dispostos a construir um futuro melhor.
 
Na caminhada de daqui a pouquinho (antes da batida da Hora do Ângelus), Dinarte/Keide e demais caminhantes  que acreditam que a Antiga Carnaubais pode e tem meios de caminhar em direção a um desenvolvimento social mais equânime, percorrerão as ruas João Pedro de Moura, Avenida Abel e adjacências, pedindo não só o voto dos destemidos carnaubaenses, mas que estes confiem e apoie o projeto de uma Carnaubais propositiva.
 
A Caminhada de hoje, que será encerrada no Cruzeiro, os caminhantes oposicionistas contarão com a presença do vice governador do RN, Fábio Dantas (PCdoB).
 
Fábio Dantas irá a Carnaubais apoiar Dinarte/Keide, bem como agradecer e retribuir o recente apoio destes e dos Carnaubaenses que acreditaram no projeto de mudança proposto por Robson Faria/Fábio Dantas e derrotaram o bloco que governava o RN há décadas, denominado de acordão.

Assú na TV: Obra inacabada da UPA é destaque na imprensa estadual

Assú na TV: Obra inacabada da UPA é destaque na imprensa estadual Assú na TV: Obra inacabada da UPA é destaque na imprensa estadual Assú na TV: Obra inacabada da UPA é destaque na imprensa estadual A demora, para a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Alto São Francisco em Assú ganhou destaque na mídia estadual. O fato foi notícia na manhã desta terça- feira, dia 30 de junho no Bom Dia RN na InterTV afiliada no estado à Rede Globo de Televisão. A matéria enfatiza entre outros pontos que a unidade cuja construção foi iniciada em 2013 com previsão de duração de oito meses ainda não foi concluída e se tornou alvo de vândalos e fonte de desperdício do dinheiro público, 1.080.223,36 (hum milhão, oitenta mil, duzentos e vinte e três reais e trinta e seis centavos) para sermos exatos.
Clique aqui e veja a matéria no portal G1/RN.
 
- Transcrito do Blog AssuRn

Parnamirim: Sábado terá Som do Beco, na lateral do Mercado Público do centro

“Eu não acho que somos o ‘país da desesperança'”, diz Marieta a Faustão

 Marieta Severo participou do “Domingão do Faustão” na noite deste domingo (28), recebeu a homenagem de vários colegas de emissora, falou sobre a carreira e também sobre a sua personagem, Fanny Richard, em “Verdades Secretas”. Mas o que acabou repercutindo mesmo nas redes sociais foi a resposta da atriz, ao ser questionada por Fausto Silva sobre a atual situação política e econômica do Brasil.

“Uma mulher rara nos tempos de hoje, Marieta Severo conseguiu se realizar como mulher, mãe, como profissional, como cidadã. Ela é culta, inteligente, correta, uma referência em nosso meio. Uma mulher admirada. E, por isso, eu queria saber, com toda essa experiência, como você vê o Brasil de hoje? Aqui, na verdade, a única coisa que é estruturada é o crime. Falta estrutura para tudo, falta seriedade. Então, começa essa coisa do Brasil ser o ‘país da corrupção’, do ‘desemprego’, o ‘país da desesperança’. Qual a sua análise para isso tudo?”, quis saber o apresentador.

“Eu sou sempre otimista. Eu não acho que somos o país da desesperança, não”, discordou ela. “Acho que o país caminhou muito nos últimos anos. Acho que temos uma crise, sim, mas, para mim, uma coisa muito importante que se chama ‘inclusão social’, a chamada luta contra a desigualdade. É claro que precisamos estar com uma economia equilibrada. Mas a gente teve muito isso nos últimos anos. É um ponto que fala de maneira muito determinante”, analisou a atriz.

Câmara do Natal: Sessão solene homenageará Padre João Maria em outubro

A Câmara Municipal de Natal vai realizar uma sessão solene em homenagem aos 110 anos de falecimento do padre João Maria, que viveu e realizou suas atividades religiosas na capital e se encontra em processo de beatificação. A sessão está prevista para dia 15 de outubro, data de falecimento do padre.

A confirmação foi dada em encontro do presidente da Câmara, vereador Franklin Capistrano (PSB) e o postulador do processo de beatificação, Cônego José Mário; vereadores e o secretário de Serviços Urbanos do Município, Antônio Fernandes.

A solenidade é parte das comemorações e incentivo à beatificação do religioso. "A Câmara foi a primeira a solicitar a beatificação do padre João Maria, em 1950, por meio do vereador Luiz Soares. Colaboramos e entregamos essa documentação à comissão que trata do processo e vamos realizar a sessão solene", disse Franklin Capistrano.

UFRN recebe inscrições em três editais para professor

 A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para três processos seletivos para professor que, juntos, oferecem 46 vagas de imediato, além de amplo quadro para cadastro de reserva. Confira os editais aqui

O edital que tem o período de inscrição mais diminuto é o 012/2015, cujo processo seletivo simplificado é para professor substituto e temporário. As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, na Secretaria da Unidade Acadêmica de Lotação correspondente à vaga. As inscrição se encerrarão na próxima segunda-feira, 06. A remuneração pode chegar a R$ 5.516,41.

Já os editais 002/2015 e 003/2015 as inscrições irão até o dia 14 de julho, a inscrição é realizada através do site
www.sigrh.ufrn.br e oferecem salários de até R$ 9.012,50. 

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Florânia: Casa de Cultura resgata tradicional São Pedro do Povo

As tradições culturais estão de volta a Florânia. Promovendo mais um grandioso evento, a  Casa de Cultura de Florânia, está organizando uma grande festividade popular para resgatar o tradicional São Pedro da cidade. O evento acontecerá no próximo domingo (28), véspera de São Pedro, no Centro Cultural e a entrada é grátis.

Haverá apresentações típicas dos festejos juninos, comidas típicas e muito forró, ao som de Elaine Santos. O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, e do Município de Florânia.

Ipanguaçu: Festividades alusivas à São Pedro começam hoje

Pedido de HC para Lula é negado e trava sistema eletrônico do TRF-4

As notícias de que um “voluntário” apresentou pedido de Habeas Corpus em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criaram uma onda de acessos ao portal da Justiça Federal e prejudicaram o sistema processual eletrônico. Para barrar o excesso de consultas, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região decretou segredo de Justiça do processo por 48 horas.

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto rejeitou o pedido nesta quinta-feira (25/6). Segundo ele, “não existe qualquer fundamento legal para a pretensão”, pois o “autor popular não traz qualquer informação concreta sobre aquilo que imagina ser uma ameaça ao direito de ir e vir do paciente”.

A decisão atende a pedido dos próprios advogados de Lula, do escritório Teixeira, Martins Advogados, que afirmaram à revista Consultor Jurídico terem pedido para a Justiça rejeitar o HC.

“Cuida-se apenas de aventura jurídica que em nada contribui para o presente momento, talvez prejudicando e expondo o próprio ex-presidente, vez que o remédio constitucional (Habeas Corpus preventivo) foi proposto à sua revelia”, escreveu Gebran. O desembargador disse que o autor usou em sua petição notícias de jornais, revistas e portais de informação, que “não servem como fundamento”.

Ele afirmou ainda que a petição será enviada ao Ministério Público Federal “para adoção de providências cabíveis”, tendo em vista que o autor usou linguagem “imprópria, vulgar e chula, inclusive ofendendo a honra de várias pessoas nominadas na inicial”.

O autor refere-se ao juiz Sergio Moro como “hitleriano” e “moralmente deficiente”, além de dizer que o responsável pela operação “lava jato” — que investiga um esquema de corrupção na Petrobras — teria fraudado uma sentença contra o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Maurício Ramos Thomaz já ingressou com 145 HCs no Supremo Tribunal Federal em favor de terceiros, normalmente à revelia — sem que os "beneficiados" pelas peças tenham feito qualquer pedido.

Segundo o juiz federal Sergio Fernando Moro, responsável pelas ações decorrentes da operação "lava jato" em Curitiba, não há na 13ª Vara Federal de Curitiba nenhuma investigação em curso relacionada a Lula. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

Clique
aqui para ler o pedido de HC.
 
- Transcrito do Portal Conjur

Venda de ingressos para amistoso da seleção de vôlei começa neste sábado

Os ingressos para o amistoso entre as seleções de vôlei masculino de Brasil e Argentina começam a ser vendidos neste sábado (27). A partida é uma promoção da Prefeitura do Natal, em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e Federação Norte-Riograndense de Voleibol (FNV).

Ao todo serão cinco pontos de venda, sendo eles: lojas Chilli Beans
Midway Mall, Natal Shopping, Norte Shopping e Praia Shopping, além da sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

O amistoso acontece no próximo dia 4 de julho, às 19h, no Ginásio Municipal Nélio Dias, na zona Norte da capital, e faz parte do tour preparatório para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Além de Natal, as duas equipes ainda passarão por João Pessoa e Fortaleza.

Natal: Cabos são furtados e deixam ponte Newton Navarro apagada

Reprodução
Cerca de 150 metros de cabos de cobre e alumínio foram furtados da caixa de comando da Ponte Newton Navarro. A Prefeitura do Natal confirmou nesta quinta-feira (25) o crime, que ocorreu na noite de terça-feira (23). O problema só foi detectado pela equipe do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) porque a iluminação ficou apagada durante a noite.

O Departamento de Iluminação Pública do órgão explica que os cabos se encontram afixados no piso da ponte e protegidos por eletroduto. Para furtar os cabos, os ladrões quebraram uma caixa de alumínio soldada e na sequência quebraram o eletroduto, o que provocou o apagão de uma das torres.

Segundo a Semsur, os cabos furtados serão substituídos e a iluminação será normalizada nas próximas horas. O prejuízo estimado é de R$ 30 mil.

George Soares acompanhou procissão de encerramento do São João de Assú

Na quarta-feira (24) dia de São João Batista, o deputado George Soares (PR) participou da tradicional procissão do padroeiro da cidade do Assú, onde a imagem do padroeiro dos católicos seguiu pelas ruas, acompanhada de muitos populares.

No final da procissão, no anfiteatro Prefeito Arcelino Costa Leitão, na principal praça pública da cidade e batizada com o nome do santo, houve a missa de encerramento do São João mais antigo do mundo, celebrada por Dom Mariano Manzano, bispo da Diocese de Mossoró.

O deputado George Soares teve a oportunidade de falar na procissão e como representante popular, disse: "Este momento é singular e demonstra como nosso povo comemora esta linda festa. Na nossa luta pelo São João de Assú, criamos a lei que o torna patrimônio cultural e imaterial do Estado e destinamos 150 mil reais em emendas para sua realização este ano e ano passado, estou satisfeito em ter dado esta grande contribuição à nossa festa mais bonita e tradicional".
 
- Matéria encaminhada pela assessoria de imprensa do deputado George Soares

IFRN: Coral EnCantus do Sal, com inscrições abertas

 O Coral EnCantus do Sal, projeto de extensão do Campus Macau, está com inscrições abertas para novos participantes até esta sexta-feira, dia 26 de junho. As inscrições poderão ser realizadas, no Laboratório de Artes – sala 47 – com os bolsistas Arthur Tavares, Latycia Paiva, Eduarda Tainan ou Pedro Alexandre.

Os interessados em se juntar ao coral devem procurar um dos bolsistas entre os seguintes horários: das 8h30 às 11h30 ou das 19h às 22h. Os candidatos serão informados sobre o dia e horário da audição. A responsável pelo projeto é a Professora de Artes/Música Priscila Gomes de Souza.

Fátima discute expansão do BNB e instalação de centro cultural em Natal

 A senadora Fátima Bezerra (PT) se reuniu com o superintendente do Banco do Nordeste (BNB) no Rio Grande do Norte, José Mendes Batista para  discutir os investimentos nas linhas de crédito para 2015, e a instalação de um Centro Cultural do BNB no RN.

Fátima Bezerra ressal
tou o processo de expansão e interiorização do BNB no RN, nesses últimos dez anos, resultado da política exitosa dos governos Lula e Dilma, que ampliou de 13 para 22 novas agências no RN (com a inauguração prevista para 2015 das unidades em Mossoró e Goianinha).

“Essas novas agências são modais impulsionadores para o incentivo às atividades e ao desenvolvimento econômico e social da região. O nosso mandato está a disposição para continuar fazendo a ponte junto à superintendência nacional do BNB, no sentido de contribuir ainda mais com a interiorização da rede, ampliando assim a cobertura do banco nas regiões polos do RN”, disse Fátima.

Assembleia do RN propõe mobilização regional contra a seca

88906a5a-3a85-4283-b1ee-028bf447feaf Com intuito de trazer soluções definitivas para combater a crise hídrica no Estado, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte irá provocar a união das Assembleias Legislativas do Nordeste em torno do assunto. A decisão aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) em reunião da Frente Parlamentar da Água.

“A seca está castigando a população dos municípios do interior e a produção rural do Estado está em crise. Precisamos de soluções definitivas e isso só irá acontecer com pressão popular e política. O Rio Grande do Norte não pode ser uma voz solitária e o Poder Legislativo irá se mobilizar para unir o Nordeste em torno de uma política regional”, disse o presidente da Assembleia, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB).

Seis executivos se tornam réus no processo do cartel do Metrô de SP

 Seis executivos de empresas envolvidas no cartel do metrô de São Paulo se tornaram réus na Justiça do estado. São eles Telmo Giolito Porto, da empresa Tejofran; Adagir Abreu, da empresa MPE; Cesar Ponce de Leon, da empresa Alstom, além de três executivos da empresa Temoinsa: Wilson Daré, Maurício Memória e David Lopes.

A denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual (MP-SP), em maio deste ano, argumenta que o crime de cartel ocorreu durante a reforma das Linhas 1 (Azul) e 3 (Verde) do Metrô de São Paulo e a modernização de 98 trens dessas linhas. As práticas anticoncorrenciais nos procedimentos licitatórios ocorreram no governo de José Serra (PSDB), entre 2008 e 2009.

Segundo a denúncia, as empresas fizeram acerto para evitar a concorrência na licitação por meio de consórcios, sempre com divisões pré-determinadas dos objetos dos contratos. O valor total dos contratos, nesse período de dois anos chegou a R$ 1,75 bilhão.

O MP-SP chegou a denunciar à Justiça, no mês passado, 11 executivos de empresas do setor ferroviário e um funcionário da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) por formação de cartel em contratos firmados em 2007 e 2008. As empresas teriam dividido entre si três contratos administrativos, combinando as propostas a serem apresentadas nas licitações.

Em nota, o grupo Tejofran informou que jamais participou de qualquer tipo de cartel e que defende a lisura da atuação de seus funcionários, que seguem rigorosos mecanismos de controle.

A Alstom disse apenas que “respeita as leis brasileiras e as regras dos editais das licitações de que participa”.

Vivaldo Costa toma posse como deputado estadual na Assembleia

vivaldo_posse A Assembleia Legislativa deu posse nesta quinta-feira (25) ao deputado Vivaldo Costa (PROS), que assume a vaga deixada pelo deputado Agnelo Alves. A sessão de posse foi conduzida pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB). Vivaldo era o primeiro suplente da Coligação União pela Mudança II (PMDB / PSB / PR / DEM / PDT / SD / PROS).

“Estou de volta após quarenta anos de minha primeira chegada nessa Casa. Encontro hoje aqui uma turma jovem que, tendo à frente o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), me dá a certeza de que o Rio Grande do Norte está bem representado”, disse Vivaldo.

Em discurso, o deputado declarou que o seu mandato não fará oposição ao Governo do Estado e que será pautado por propostas em favor do Seridó. “Estarei perto do governo para lutar por minha região. Em contrapartida, declaro o meu apoio na Assembleia às matérias do Executivo estadual”, falou o parlamentar. Vivaldo destacou que a crise hídrica e a crise na saúde pública, vivenciadas pelo Rio Grande do Norte, serão frentes priorizadas por ele

Claudia Rodrigues é internada com esclerose múltipla em São Paulo

foto: reprodução A atriz Claudia Rodrigues foi internada com esclerose múltipla no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A artista teve problemas de saúde causados pela doença descoberta em 2000, que ataca o sistema nervoso e está hospitalizada desde o dia 7 de junho. Nas redes sociais, Claudia publicou um vídeo no Instagram para tranquilizar os fãs. “Gente, eu estou aqui para dizer que foi um susto. Daqui a pouco estou de volta. Mas está tudo bem”, disse ela.
 
A assessora da atriz informou ao jornal “Extra” que Claudia chegou a ficar inconsciente nos primeiros dias de internação, por conta da forte medicação. No entanto, a humorista já apresenta sinais de melhora, segundo o veículo carioca. A atriz deixou de interpretar a Marinete de ’A Diarista’ em 2007, após voltar a ter sintomas da doença, que pode provocar perda de memória, dificuldades motoras e na fala.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Parnamirim: Pium Artes abre espaço para a cultura nordestina nesta sexta

A Prefeitura de Parnamirim, através Fundação Parnamirim de Cultura e em parceria com o Instituto Pium de Cultura e o Porão das Artes, realizará na próxima sexta-feira (26), mais uma edição do Pium Artes.

O Pium Artes é um evento que resgata a tradição da cultura nordestina e valoriza a arte produzida pela comunidade e segundo  Haroldo Gomes, presidente da Fundação de Cultura de Parnamirim "a ideia do projeto é criar as condições para uma movimentação cultural e artística contínua no litoral, a partir das diversas atividades intensificadas, sempre buscando apoio e parceria com as instituições locais como as ONGS, Escolas e demais iniciativas da própria comunidade e neste sentido, a Fundação está firmemente empenhada em incentivar as artes naquela comunidade e no litoral parnamirinense".

Nesta edição do Pium Artes, que começará às 17 horas, haverá apresentações da Banda de Música Trampolim da Vitória e o grupo "As Nordestinas" em grande concerto em homenagem ao grande artista norteriograndense, Elino Julião, bem como do grupo musical "Forró das Brenhas". Além de boa música, o Pium Artes também terá a participação da Quadrilha Junina "Barulho Junino" e como não poderia deixar de ter, muitas comidas típicas, exposição de artes, artesanato, brinquedos, brechó e muito mais.
 
O Pium Artes acontecerá no Pátio da Feirinha de Frutas do Pium.

Carnaubais: Candidatura de Júnior Benevides, na berlinda. MPE opina pela impugnação

Carnaubais, sexta-feira, tem Arraiá da Luz

Após empate, STF encerra prisão preventiva de ex-deputado José Riva

Após o empate no julgamento, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu, na terça-feira (23/6), a soltura do ex-deputado estadual José Riva (PSD). O ex-parlamentar estava preso preventivamente desde 21 de fevereiro deste ano.

Riva é acusado de desviar R$ 60 milhões da Assembleia Legislativa de Mato Grosso por meio de contratos fraudulentos com papelarias. Em 2014, ele foi preso durante a operação ararath, que apurava um esquema de lavagem de dinheiro.

O colegiado terminou dividido no caso, proferindo dois votos a favor e dois contra a liberação do ex-deputado. Conforme o Regimento Interno do STF, em caso de empate no julgamento de Habeas Corpus deve prevalecer a decisão mais favorável ao réu.

O argumento para liberar o ex-deputado era de que ele já estava muito tempo preso e que não havia como o réu interferir no processo, pois já não é mais parlamentar e os crimes de que é acusado ocorreram há muito tempo. O entendimento contrário era de que o STF deveria aguardar as decisões das instâncias anteriores.

O advogado de defesa do ex-deputado, Rodrigo Mudrovistch, afirma que o tempo total de prisão preventiva de Riva (quatro meses) é um “absurdo”. Segundo ele, o uso excessivo da medida cautelar deve ser repensado, pois muitos “juízes têm usado a prisão preventiva como antecipação de pena”.

Clique
aqui e leia a decisão.
 

Natal: domingo será dia de bate-papo com Glacia Marrilac, no Parque da Cidade

Domingo no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, será dia de bate-papo com a jornalista Glacia Marillac, dentro do projeto "O Escritor vem ao Parque". Glacia lançou recentemente seu primeiro livro O Amor é ... - 108 poemas para simplificar a vida.

O bate-papo, com recital feito por sua filha Helena de 4 anos de idade, acontecerá às 16 horas.
 
Lembrando: o Parque da Cidade é um lugar belíssimo, localizado no prolongamento da Avenida Prudente de Morais (Pitimbu) e foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer.

Parnamirim: Núcleo Disque 100 promoverá palestra

O Núcleo de Controle e Monitoramento do Disque 100 de Parnamirim irá promover, nesta quinta-feira, 25, das 8h às 12h, um evento no auditório da Universidade Potiguar - UNP, no bairro de Santos Reis direcionado aos agentes comunitários de saúde do município.

Com o tema "ENFRENTAMENTO àS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: Prevenção, identificação de evidências e formas de denunciar", várias palestras serão proferidas pela promotora da Infância e Juventude do Ministério Público de Parnamirim, Isabelita Garcia; pela assistente social da Casa Renascer (CEDECA), Sayonara Régia e também pela Conselheira Tutelar de Parnamirim, Lucineide Paulino.

O Disque Direitos Humanos (Disque 100) é o principal canal de comunicação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos com a sociedade. Trata-se de um serviço de atendimento telefônico gratuito criado para receber denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos, em especial as que atingem populações com maior vulnerabilidade. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de qualquer terminal telefônico (fixo ou móvel) por meio da discagem direta do número 100. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Assú: Pe. João Carlos, hoje, no São João do Assú

Correios lança aerograma especial para competições esportivas

Como parte do mix de produtos que serão produzidos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, os Correios lançaram, nesta terça-feira (23), um aerograma especial e exclusivo pelo qual a população brasileira poderá incentivar e parabenizar o seu atleta ou equipe preferida, durante importantes competições, como os Jogos Pan Americanos de Toronto, os Mundiais e os Jogos Rio 2016. A intenção é aproximar os esportistas de seus fãs, fortalecendo, assim, o vínculo entre os torcedores e o Time Brasil, a marca dos atletas brasileiros.

O aerograma é utilizado para mensagens breves e já traz o selo de postagem e o CEP de destino, no Rio de Janeiro. Basta preencher os dados do remetente, nome do atleta ou equipe e postar.

O aerograma é um produto licenciado, com a marca oficial do Time Brasil, que representa a delegação brasileira em Jogos Olímpicos, da Juventude, Jogos Pan-americanos, Sul-americanos e da Lusofonia. A marca reforça o objetivo de transformar o Brasil em uma potência olímpica, a partir da liderança do Comitê Olímpico do Brasil (COB) na preparação de atletas e equipes, no surgimento de ídolos e no aumento da percepção de valor do País.

Os Correios produziram inicialmente uma tiragem de 110 mil unidades, com valor de R$2,60, que podem ser adquiridas nas agências dos Correios selecionadas (
http://correios.com.br/) e na loja virtual http://www.correios.com.br/correiosonline ).

Antonio Martins tem pleitos aprovados (protocolarmente), junto ao Governo do Estado

Em audiência com o governador Robinson Faria, o prefeito de Antonio Martins Dr. Zé Júlio, em companhia do deputado Galeno Torquato conseguiu emplacar (protocolarmente) uma série de pleitos que beneficiará o município nas áreas de Saúde, estradas e abastecimento.

Conforme Dr. Zé Júlio, dentre os pleitos estão a aquisição de uma ambulância, perfuração de poços.

Além do deputado estadual Dr. Galeno Torquato, a audiência foi acompanhada pelo secretário estadual de Articulação Política, Hudson Pereira de Brito.

Cientistas criam adesivo inteligente que pode substituir injeções de insulina

Dolorosas injeções de insulina podem se tornar uma coisa do passado para os milhões de pessoas que sofrem de diabetes, graças a uma invenção de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (UNC, na sigla em inglês), que criaram um “dispositivo inteligente de insulina” que detecta o aumento nos níveis de açúcar no sangue e secreta doses de insulina na corrente sanguínea quando necessário.

A novidade — um quadrado fino do tamanho de uma moeda de um centavo — é coberto com mais de cem agulhas minúsculas, cada uma do tamanho de um cílio. Estas microagulhas são cobertas com unidades microscópicas de insulina e enzimas com sensor de glicose que rapidamente liberam seu conteúdo quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito altos.

O estudo, que está publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (Pnas), considerou que o dispositivo indolor reduziu a glicose no sangue de camundongos com diabetes tipo 1 por até nove horas.
 

IFRN: Começam hoje as inscrições para cargos de professores temporários

O Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou edital referente ao processo de seleção para professores substitutos. Duas vagas estão sendo ofertas, uma para docente de Informática Básica e outra para professor de Língua Espanhola. As inscrições poderão ser realizadas a partir de hoje (23), exclusivamente pela internet, através do site http://professorsubstituto.ifrn.edu.br, e seguem até o dia 30 de junho.

Para o cargo de professor de informática o candidato deve possuir, como requisito mínimo, Curso Superior na área de Computação ou Curso Superior com Pós-Graduação na área de Computação (desde que as disciplinas cursadas na pós-graduação sejam correlatas com o programa do concurso). Já para professor de Língua Espanhola o candidato deve ter Licenciatura em Letras, com habilitação em Espanhol; ou Licenciatura em Espanhol.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 24 de julho de 2015. O Processo Seletivo Simplificado será constituído de uma Prova de Desempenho (eliminatória e classificatória) e de uma Prova de Títulos (classificatória).

Ancine abre inscrições para coproduções com a África do Sul

 A Agência Nacional do Cinema (Ancine) recebe até o próximo dia 30, inscrições de produtores de cinema para um encontro com profissionais sul-africanos, que acontece durante o Festival Internacional de Cinema de Durban, na África do Sul, entres os dias 16 e 26 de julho.

O encontro está sendo organizado pela Ancine, em conjunto com a Fundação Nacional de Cinema e Vídeo africana, com o objetivo de formar parcerias entre produtores cinematográficos dos dois países, para incrementar as possibilidades reais de coprodução.

A inscrição de produtores para o encontro requer o preenchimento, em inglês, de um formulário com informações sobre a empresa e seu projeto de interesse para coprodução com a África do Sul. O formulário, disponível no
site.

Unidades de internação para jovens têm superlotação em 17 Estados

 No Brasil, 17 Estados apresentam superlotação em unidades de internação de adolescentes em conflito com lei, segundo a Comissão de Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CIJ-CNMP). Dados divulgados na segunda-feira 22, mostram que o sistema, que tem 18.072 vagas, abriga atualmente 21.823 jovens. A pior situação é a do Maranhão, onde a superlotação supera 800%. No Sudeste, o Espírito Santo tem o pior índice (128,9%). Em São Paulo o porcentual é de 108,6%.

As informações presentes no relatório foram coletadas por promotores de Justiça entre 2013 e 2014 em 317 estabelecimentos de internação e 117 de semiliberdade. Nas inspeções são fiscalizados aspectos como as instalações físicas, gestão de recursos humanos e o atendimento sociofamiliar.

De acordo com o documento, 70% das unidades de internação visitadas no Centro-Oeste e Norte apresentam condições insalubres para os internos, com higiene precária e sem iluminação e ventilação adequadas em todos os ambientes. O Sudeste, em contrapartida, apresenta o maior porcentual (77,8%) de unidades que oferecem melhores condições aos adolescentes.

Também com exceção do Sudeste, não há espaços adequados para profissionalização dos jovens e para a prática de esportes, cultura e lazer em grande parte das unidades analisadas nas demais regiões brasileiras.

Egressos
Não há acompanhamento de egressos e suas famílias em 82% dos estabelecimentos de internação do País. A pior situação está no Centro-Oeste, com 96% das unidades sem ações do tipo. Em seguida vem o Nordeste, onde esse índice atinge 85,4%. O Sudeste ocupa a terceira posição (83,5%), seguido pelo Sul (75,6%) e Norte (70 7%). Os programas de semiliberdade apresentam índices melhores, embora ainda não satisfatórios.

Também há pouca ação no fomento à inserção do egresso na rede regular de ensino. Novamente, o Centro-Oeste tem o pior índice. Lá, apenas 40% dos estabelecimentos apresentam iniciativas nesse sentido.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

OAB/RN: Café com Lei discute homicídio no trânsito dia 24

A Escola Superior de Advocacia (ESA) vai realizar mais uma edição do Café com Lei no dia 24 de junho de 2015, às 19h, no auditório da Livraria Saraiva, no shopping Midway Mall, em Natal. O evento abordará o tema “Homicídio no Trânsito: Doloso ou Culposo” e terá como debatedores o Capitão Styvenson Valentim, Comandante da Operação Lei Seca, e o advogado Caio Graco, ex-presidente da OAB/RN.

As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail esa@oab-rn.org.br, bastando encaminhar nome e telefone e, excepcionalmente, neste mês, serão cobrados 02kg de alimentos não perecíveis (a serem entregues no dia do evento), para doação à Casa do Estudante.

Na ocasião, serão discutidos os aspectos do delito de homicídio praticado na direção de veículo automotor, e, principalmente, as polêmicas que ocorrem quando o motorista está sob o efeito de embriaguez alcoólica, bem como em quais hipóteses ocorre na forma dolosa ou na culposa e quais elementos configuradores destas.

O Café com Lei é um projeto da Escola Superior da Advocacia do Estado do Rio Grande do Norte, o qual consiste no encontro mensal dos advogados com a finalidade de realizar atualização jurídica e debate de temas de relevância, união da classe, além do desfrute de um bom café, no estilo de mesa redonda, tendo como parceiros deste projeto a Livraria Saraiva e o Genot Café Especiais.

Mossoró: Delegado procede em conformidade com a lei e... Styvenson se revolta após condutores alcoolizados em blitz serem liberados na DP

848444 A polêmica do final de semana em Mossoró envolveu o capitão PM Styvenson Valentim e o delegado Roberto Moura, da delegacia de Plantão de Mossoró, após uma blitz durante a madrugada de domingo, que resultou na prisão de 19 motoristas supostamente alcoolizados.

A blitz começou por volta de meia noite e terminou às 5h da manhã. Ao terminar o trabalho na rua, Styvenson levou todos os presos para a Delegacia de Plantão, onde seriam autuados.

Contudo, dois motoristas aproveitaram descuido da polícia e fugiram. Do restante, o delegado Roberto Moura solicitou que fosse feito o exame de contraprova (Lei nº 12.760/2012). Resultado: dos 17 condutores, oito foram liberados porque a contraprova (feita cinco horas após a prisão) deu negativo. O exame foi feito no mesmo aparelho do capitão PM Styvenson Valentim.

O delegado Roberto Moura explicou que seria necessário a realização do exame de contraprova, justamente para que o motorista autuado não alegasse em juízo que isto havia sido negado na Polícia Civil e, portanto, terminasse sendo absolvido do crime a ele imputado. Diz que agiu certo.

O capitão Styvenson, por sua vez, retornou para Natal bastante revoltado. Segundo o PM, isto nunca aconteceu na capital potiguar, onde trabalha na coordenação da Operação Lei Seca.

Roberto Moura lembrou que o correto seria Styvenson trazer logo o motorista, assim que ele foi autuado para fazer o procedimento na Delegacia de Plantão. Em Nota, a Delegacia Geral informou que o delegado agiu dentro da lei e que todo o corpo funcional da Polícia Civil tem profunda admiração pelo trabalho do coordenador da Lei Seca.

Todos os motoristas flagrados bêbados dirigindo no trânsito de Mossoró receberam multas de R$ 1.915,40, perderam 7 pontos na carteira e tiveram a CNH apreendida. A penalidade é dobrada no caso do motorista ter sido flagrado na mesma infração nos últimos 12 meses. Alguns que tiveram seus veículos apreendidos pela Polícia Rodoviária de Trânsito.

Na manhã desta segunda-feira, Styvenson afirmou que vai se reunir com o delegado geral da Polícia Civil para buscar uma forma onde esse fato em Mossoró não ocorra mais e os motoristas flagrados sejam realmente punidos.
 
- Transcrito do Jornal de Hoje

Assú: Calendário de pagamento dos servidores municipais é alterado mais uma vez

O prefeito de Assú, Ivan Júnior (PROS), e o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Francisco Soares, legitimam a Portaria nº 930/2015, publicada através do exemplar de sexta-feira (19) do Diário Oficial do Município, que objetivou promover uma nova modificação no calendário de pagamento dos servidores públicos municipais.

A alteração compreende especificamente a folha do mês de junho e abrange todos os organismos da administração pública municipal em Assú.

A Portaria, com data de 18 de junho em curso, expõe as razões para a adoção de tal providência: a alteração do cronograma de repasses mensais por parte do Ministério da Saúde, relativas às transferências oriundas dos programas e ações no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em função das deliberações financeiras efetuadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN); e, a necessidade de alteração do calendário de pagamento do funcionalismo público municipal para o mês de junho de 2015.

Conforme a Portaria, o desembolso de junho para as demais secretarias – exceto Saúde e Educação e Cultura – ocorrerá dia 29 deste mês, segunda-feira da próxima semana.

Para o pessoal lotado na pasta de Educação e Cultura o descontingenciamento financeiro foi previsto para o dia 30, terça-feira da semana que vem, data em que também ocorre a liberação da terceira e última parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do citado mês.

E, por final, para o pessoal da pasta de Saúde o pagamento está agora programado para o dia 1º de julho, quarta-feira da outra semana.
 
- Matéria transcrita do Blog de Lúcio Flávio

Deputado Jacó se une ao Proerd para tentar evitar transferência de efetivo

Jacó Jácome participou esta manhã (22) do encontro do Programa Educacional de Resistencia às Drogas (PROERD) que reuniu também policiais do Ronda Escolar e professores das escolas atendidas pelos projetos, no Caic em Lagoa Nova. O evento tratou da medida do Governo do Estado de remanejar 25 policias desse trabalho de prevenção para o Ronda Cidadão. O deputado promoverá um encontro entre a Tenente Coronel Margarida Brandão, coordenadora do Proerd e os deputados, além de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a demanda e importância do programa.

O parlamentar também abordará a questão dos recursos federais de R$ 4 milhões que estariam disponíveis para o PROERD e ainda não teriam sido liberados por questões burocráticas.

A coordenadora do PROERD agradeceu a participação da família Jácome durante os 13 anos de atuação do Programa.
 
- O deputado Jacó apresentou na Assembleia Legislativa o projeto da Rede de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, que conta com o apoio do Programa Educacional de Resistencia às Drogas e Ronda Escolar.

George Soares participa da inauguração de empreendimento habitacional na zona rural de Assú

A organização não governamental com sede na cidade de Assú, Instituto de Desenvolvimento Habitacional Canaã (IDEHAC) inaugurou, neste sábado (20), o empreendimento habitacional Olho D’Água, que entregou 43 residências construídas com financiamento do governo federal através do Programa Minha Casa Minha Vida Rural (Programa Nacional de Habitação Rural-PNHR).

O deputado estadual George Soares (PR) foi convidado e esteve presente na inauguração onde participou do grande culto de gratidão a Deus que reuniu todos os beneficiados na comunidade rural de Olho D'Água Piató.
 
- Matéria encaminhada pela assessoria de imprensa do deputado George Soares

Carlos Eduardo lembra trajetória de Agnelo em discurso emocionado

Sereno e bastante emocionado, o prefeito de Natal Carlos Eduardo agradeceu aos presentes durante a missa de corpo presente do deputado estadual Agnelo Alves. A celebração foi conduzida pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, pelos padres José Mario, João Medeiros e Flávio, e foi acompanhada por dezenas de familiares, amigos e admiradores do jornalista e político.

"Certamente será o discurso mais difícil da minha vida. Quero dizer que meu pai é um filho de Deus. Extremamente amado pelos meus avós. Teve irmãos e irmãs que o amavam profundamente. Encontrou a companheira dele, uma mulher extraordinária que é a minha mãe. Na UTI, meu pai disse para minha mãe que teve três filhos maravilhosos", disse Carlos Eduardo no início de sua fala. O prefeito falou sobre a carreira como jornalista, no rádio, jornal e televisão, do período da ditadura, quando Agnelo foi afastado da Prefeitura do Natal, e dos problemas de saúde que o pai enfrentou desde que era criança, quando foi acometido por tuberculose.

Representando toda a família, ele agradeceu pela presença e relembrou a trajetória política de Agnelo, principalmente como prefeito de Parnamirim. "Ele conseguiu colocar Parnamirim no mapa do Rio Grande do Norte. Depois de Agnelo Alves, as pessoas batem no peito e dizem com orgulho que são parnamirinenses. Por isso que decidimos enterrá-lo no chão de Parnamirim", disse. Carlos Eduardo ainda lembrou que foi o único dos três filhos a seguir a carreira política. "Eu fui trabalhoso, teimoso como o senhor, mas lembro de que o senhor dizia que tinha orgulho de mim", comentou.

O velório e sepultamento do deputado acontecem no cemitério Morada da Paz, no bairro de Emaús, em Parnamirim. Durante a tarde, centenas de pessoas passaram pelo local para se despedir do político. Ao fim do discurso, o prefeito agradeceu a presença de todos e se despediu emocionado do pai: "olhando para cada um, eu tenho certeza que a vida do meu pai se complementou com vocês. Vá em paz, meu pai. Vá em paz que a gente vai continuar indo em frente como o senhor deseja".

Agnelo Alves morreu na tarde desse domingo (21), aos 82 anos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Há três anos ele lutava contra um câncer de esôfago e no início deste mês foi diagnosticado com infecção pulmonar. O corpo chegou em Natal no início da tarde, trazido em um voo comercial da TAM e seguiu direto para o Morada da Paz.

No velório passaram diversos políticos, autoridades, além de jornalistas e eleitores, principalmente de Parnamirim, cidade onde Agnelo foi prefeito por dois mandatos.
 
- Transcrito do jornal Tribuna do Norte on line

Ipanguaçu: prefeito discute políticas públicas para a juventude

O prefeito Leonardo Oliveira participou no último sábado, 12, do Fórum da Juventude de Ipanguaçu. O encontro ocorrido na área pastoral Pe. Valtair Lira Lucas contou com a participação de dezenas de jovens da zona urbana e rural do município.

O fórum foi promovido pela ONG Terra e Mar e pelo Centro Acadêmico de Agroecologia do IFRN/Ipanguaçu, na qual trouxe como pauta central as políticas públicas para a juventude do campo e da cidade, lançando ainda durante o encontro à campanha anti-Racismo pelo professores da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RN), José Teixeira e Eliane Bandeira, além da palestra sobre Políticas afirmativas, diversidade e inclusão conduzida pela professora doutora Ady Canário.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, o debate com os jovens possibilita a construção de um dialogo necessário a fim de atender as novas demandas.

Leonardo destacou os trabalhos como os cursos oferecidos pelo município, além de programas sociais, campeonatos esportivos e o cursinho pré-universitário que atendem diretamente o público jovem.

Natal: Fundo de Incentivo à Cultura 2015 disponibiliza R$ 530 mil para projetos

 A Prefeitura do Natal publicou na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial do Município, O Edital do Fundo Municipal de Cultura-FIC/2015. O valor total do investimento para o segmento cultural é de R$ 530 mil. As inscrições começam nesta segunda-feira e se estendem pelos próximos 45 dias, na sede da Secult (Avenida Câmara Cascudo, Cidade Alta). Você pode baixar os documentos necessários FIC 2015 PARA BAIXAR.

O Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) vai atender projetos nas áreas das Artes Cênicas, Artes Visuais; Audiovisual; Música; Patrimônio Material e Imaterial; Literatura; Artesanato e Artes Integradas.

O edital objetiva contemplar um total de 42 novos projetos para estimular a capacitação, ocupação; circulação; produção; performance; capacitação de músicos; instrumentistas e bandas carnavalescas, entre tantas outras categorias específicas.

Prefeitura de Natal: Nota de pesar

É com pesar que a Prefeitura do Natal recebeu a notícia do falecimento hoje (21/06) em São Paulo do deputado Agnelo Alves. O prefeito Carlos Eduardo decretou luto oficial de três dias no município. Agnelo foi prefeito de Natal entre os anos de 1966 e 1969 quando foi cassado pela ditadura militar. Foi duas vezes prefeito de Parnamim e senador da República. Dedicou sua vida ao jornalismo e militou na política. A família do deputado irá comunicar assim que possível o local e o horário das exéquias de despedida.

Em nota de pesar, presidente da Câmara de Caicó destacou trabalho de Agnelo pelo estado

A Câmara Municipal de Caicó, através do seu presidente Nildson Dantas, recebeu com profundo pesar a informação da morte do deputado estadual Agnelo Alves, neste domingo (21). “Um homem público digno, que honrou o estado do Rio Grande do Norte”, disse Nildson.

O presidente destacou que o estado perde um dos agentes públicos mais empenhados no trabalho em favor do desenvolvimento de sua terra, comprometido em melhorar a vida do povo, fosse de Natal e Parnamirim – cidades por ele administradas - ou qualquer outro município.

“Dedicado às grandes causas do RN, reconhecido por seus pares pela conduta impecável na Assembleia Legislativa, Agnelo deixa uma lacuna na política e no jornalismo potiguar”, destacou o presidente da Câmara de Caicó. “E somente Deus para confortar os familiares e amigos neste momento de dor”, completou.

George Soares publica nota sobre o falecimento de Agnelo Alves

Neste domingo (21), o deputado estadual George Soares (PR) manifestou seu pesar pelo falecimento do companheiro de Assembleia Legislativa, dep. Agnelo Alves, através de seu Twitter.

Em nota na rede social, o deputado republicano, que conviveu nas duas últimas legislaturas com Alves, externou: "Lamentar a partida do colega deputado Agnelo Alves. Admiração e respeito pelo líder e companheiro de Assembleia. Deus conforte a família".
 

Ezequiel Ferreira: Nota de Pesar à família do deputado estadual Agnelo Alves,

 É com grande pesar que lamento a morte do deputado estadual, colega de legislativo Agnelo Alves. Agnelo era um homem de grande espírito público e prestou grandes serviços ao Rio Grande do Norte. Jornalista, desde cedo lutou pela democracia no Brasil, pela liberdade de imprensa, pelos direitos fundamentais do cidadão, essência que o fez Senador da República; Prefeito de Natal e Parnamirim e deputado estadual.

Recentemente declarou Agnelo: “A Assembleia Legislativa na sua pluralidade representa as vontades dos cidadãos norteriograndenses nos seus desejos, nos seus sonhos, esperanças, interesses e necessidades”. E vamos lutar para dar continuidade aos seus projetos e ações pelo Rio Grande do Norte.

No Poder Legislativo, Agnelo era participativo e sempre opinava criticamente nas matérias, destacando o papel legislador e fiscalizador da Casa do Povo. Sentiremos muito a falta do amigo e do deputado estadual. Sentiremos falta de Agnelo.

Deixo o meu abraço e meu carinho aos seus familiares e rogo ao Pai para que conforte seus corações neste momento de dor.

Agripino fala sobre Agnelo Alves

O presidente nacional do Democratas, Senador José Agripino (RN), lamenta profundamente o falecimento do deputado estadual Agnelo Alves (PDT-RN), ocorrido na tarde deste domingo. E manifesta votos de pesar a toda família, em especial à esposa Celina Alves, aos filhos Carlos Eduardo Alves (prefeito de Natal), Agnelo Alves Filho e José Luiz Alves. 

“O apreço que sempre tive por Agnelo herdei do meu pai Tarcisio Maia. Lúcido, perspicaz, contundente nas analises, nunca perdeu a sensatez na prática da política. Administrador de qualidade, o Rio Grande do Norte fica a lhe dever muito. Ao amigo, a lacuna da ausência. Aos familiares, nossa manifestação de solidariedade”, declarou o senador.

Aos 82 anos, Agnelo estava em seu segundo mandato como deputado estadual e estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para combater um câncer no esôfago, diagnosticado em 2011.

Presidente estadual do PR lamenta morte de Agnelo Alves

O presidente estadual do PR, ex-deputado federal João Maia lamentou a morte do deputado estadual, jornalista Agnelo Alves. Em seu twitter, João Maia escreveu:

“Agnelo viveu ativamente e contou, com sua inteligência a história política do RN nas últimas décadas. Manterei comigo a lembrança das longas conversas que tivemos quando do meu retorno ao Estado. A Dona Celina e aos seus filhos meu abraço solidário”.

sábado, 20 de junho de 2015

PAIS E FILHOS POR ADOÇÃO: UM AMOR CONQUISTADO

*Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
 
Em quase todos os tempos, culturas e civilizações sempre existiram e sempre existirão mães que, por inúmeras razões, abandonam ou entregam os seus filhos e, pessoas que, por não conseguirem ter filhos biológicos ou por razões humanitárias, criam, educam, amam e reconhecem como filhos crianças nascidas de outras mulheres. A humanidade sempre criou diversos arranjos sociais para o estabelecimento de outros tipos de dinâmicas familiares que não aquelas embasadas por laços de sangue. Atualmente a adoção é compreendida como a melhor maneira para proteger e integrar uma criança em uma família substituta.

Faço pesquisas sobre "abandono e adoção" de crianças no Brasil há mais de dez anos e continuo surpreendendo-me com o fato de que, apesar da adoção existir desde os primórdios dos tempos, ainda hoje repete-se o estereótipo que "filhos adotivos dão problemas, cedo ou tarde" ou "uma mãe nunca vai gostar do seu filho adotivo como gostaria de um filho da barriga. Isso tende a ser reforçado pelo sensacionalismo de casos dramáticos através da mídia e até pela inadvertida generalização de casos clínicos por parte de muitos psicólogos e psiquiatras, que publicam artigos e falam em congressos que "a perda dos pais biológicos é irreparável" e, conseqüentemente, determinante de todos os problemas.
A "cultura dos laços de sangue" é tão presente que faz com que as pessoas acreditem que estes laços são os únicos "fortes" e "duráveis" por serem "naturais" e "verdadeiros". Quando se fala comparativamente de famílias adotivas e não adotivas, geralmente são utilizadas as expressões: família adotiva versus família natural; ou filho adotivo versus filho verdadeiro, denunciando o preconceito por trás das palavras. Isso quer dizer que a filho adotivo não é nem "natural" nem "verdadeiro"? As pessoas perceberiam o ridículo se dissessem que o filho adotivo é artificial e falso... Em disputas judiciais sobre a guarda de crianças, as mães biológicas sempre têm preferência, mesmo quando abandonam seu filho e ficam longos anos sem dar a menor notícia, como acontece freqüentemente. Mesmo quando deixam seu filho em instituições e internatos durante anos a fio sem sequer fazer-lhe uma visita, o Ministério Público e o Poder Judiciário entendem que são essas famílias as detentoras do "pátrio poder", ou seja, a tutela legal dessa criança.

Geralmente os técnicos desta área (psicólogos, assistentes sociais, juizes) ressaltam que as pessoas que desejam adotar precisam de muita preparação, que devem desejar muito um filho, não terem motivações "inadequadas", tais como escolher o sexo do filho, ou não elaborar primeiramente o "luto" de sua própria esterilidade etc., senão "a adoção não vai dar certo". Até um certo ponto esses fatores podem contribuir para uma relação saudável. No entanto, ninguém fala da preparação que pais biológicos também deveriam ter. Quantas pessoas têm filhos "por acaso", ou "para salvar um casamento", ou fazem inseminação in vitro "para poderem escolher o sexo da criança"? Essas motivações seriam "adequadas" simplesmente por virem de pais biológicos?

Ao longo desses anos tenho encontrado a maioria absoluta das famílias adotivas tão "normais" quando às biológicas, e algumas até muito mais especiais. Gostaria de afirmar a diferença entre uma família adotiva e uma biológica é simplesmente a contingência pela qual foram formadas, mas a sua a essência e sua importância são exatamente as mesmas. Os pais e filhos por adoção não são cidadãos de segunda categoria e devem assumir-se por inteiro, sem culpa e nem vergonha. Afinal, os "laços de sangue" e o tão falado "instinto materno" nem sempre garantem uma boa relação. Afinal, quantas crianças são abandonadas, ou jogadas em terrenos ou latas de lixo pela suas mães biológicas? E quantos pais maltratam e espancam crianças "de seu próprio sangue"? Todos nós sabemos que o amor não está condicionado a laços genéticos; mesmo o amor de pais e filhos, sejam eles biológicos ou adotivos, é sempre construído sendo que esta conquista pode ser a longo prazo ou pode ser um "amor à primeira vista". Alguns depoimentos mostram essa conquista:
· Nosso amor foi um amor conquistado e o meu filho nos adotou também (Paulo, pai por adoção).
· Tenho muito orgulho de dizer que as minhas filhas são filhas do coração";
· "me sinto feliz, orgulhosa e enriquecida pelo fato de ter filhos adotados";
· "tenho orgulho em dizer que tenho um filho adotivo e voto que as pessoas peguem carona no meu orgulho: meu filho também já tem orgulho em dizer que é adotivo";
· "tenho prazer em dizer que minha filha é adotiva; foi um presente de Deus";
· "sinto orgulho de ser mãe, independente do meu filho ser adotivo; ser mãe é bom demais";
· Tenho muitas satisfações, realizações e gratificações em minha vida mas nenhuma se compara a satisfação e alegria que meu filho me proporciona (Beth, mãe por adoção).
· Eu os amo muito, muito mesmo, meu pais e meus dois irmãos; eles sempre me trataram como a princesa da casa. São ótimos, e eu não vivo sem eles (Roberta, 13 anos, filha por adoção).
· Sinto amor por meus pais. Fui gerada no coração deles! (Maria, 15 anos, filha por adoção).
· Tirando a parte genética completamente, não conseguiria me imaginar com outros pais nem mesmo os biológicos (Bruno, 16 anos, filho por adoção).
 
* Psicóloga, Professora da UFPR (graduação e pós-graduação) e Coordenadora do Projeto Criança, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP; membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-PR

 

Parque da Cidade: Mais um projeto semanal de incentivo à leitura começa neste domingo

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vai iniciar neste domingo um novo projeto de incentivo à leitura, onde as pessoas terão oportunidade de ouvir o autor/convidado de um livro e saber como é o processo de criação, onde busca inspiração para a escrita literária, sobre o que conta o livro, entre outras curiosidades. Mais um bom projeto!

Neste primeiro ‘O Escritor vai ao Parque’, o convidado é o escritor, professor de Filosofia e Direito do IFRN Zona Norte, Pablo Capistrano. Pablo é autor de diversos livros, entre os quais ‘Pequenas Catástrofes’ (Rocco, 2005), ‘Simples Filosofia’ (Rocco, 2009), ‘É Preciso Ter Sorte Quando Se Está em Guerra’ (Jovens Escribas, 2011) e ‘A Grande Pancada’ (Jovens Escribas, 2014). O bate-papo começa às 16h, na biblioteca.

Então, além do ‘Quintas Literárias na Nobel’, pelas 19h e também semanal, agora temos ‘O Escritor Vai ao Parque’, aos domingos. Duas iniciativas as mais simples possíveis, seja financeira ou logística. E de cá me pergunto: por que nossas fundações não projetam algo parecido? Preferem reclamar a falta de recursos, a burocracia ou se enterram em discussões intermináveis sobre política cultural sem nada sair do campo falatório.

Bom, lá no Parque Dom Nivaldo Monte também tem outros atrativos, como a sala de exposição de animais, a seção de livros infantis da Biblioteca e a torre. O Parque da Cidade funciona todos os dias, das 5h às 18h para a prática de exercícios e das 8h às 18h no setor administrativo, onde ficam a biblioteca e sala de exposição. A torre funciona de quinta a domingo, das 15h às 17h30. É isso.

Pendências: Projetos turísticos têm apoio de Henrique Alves‏

190615IvanPadilha_Pref_Pendencias_RN_7953PM
O ministro do turismo, Henrique Eduardo Alves, e o prefeito de Pendências, Ivan Padilha, se reuniram nesta sexta-feira (19), em Brasília. Eles discutiram vários projetos para o município. Padilha pleiteia a construção de uma praça de eventos, no valor de R$ 1,4 milhão; e um pórtico com a urbanização e drenagem do trecho urbano da RN-118, estimado em R$ 600 mil. O prefeito também apresentou o projeto de construção de um mirante no distrito de Porto do Carão, também no valor de R$ 600 mil.

As propostas, já cadastradas no Sistema de Convênios (Siconv) do ministério, passarão por uma análise técnica e, se aprovadas, seguem para assinatura de convênios e execução das obras.

Antes de assumir a pasta do turismo, ainda como presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves havia conseguido R$ 4,2 milhões para urbanização da praça Manoel Rodrigues de Melo; das ruas Alba Miranda e Francisco Rodrigues; do trevo de acesso à Pendências, na saída para Macau, além da construção de uma Praça de Alimentação. Os serviços já começaram.

Prefeitos da região Agreste, Potengi e Litoral participam do Encontro da FEMURN

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), promoveu, nesta sexta-feira (19), o Encontro Regional de Prefeitos. O evento, que aconteceu na cidade de Monte Alegre, reuniu cerca de trinta gestores municipais das regiões Agreste, Litoral e Potengi do estado. O Encontro definiu como assuntos prioritários, a serem incluídos no Orçamento Participativo do Governo, propostas para desenvolver o turismo, agricultura e indústria da região.

O governador Robinson Faria garantiu apoio as prefeituras e se comprometeu a realizar parcerias com os municípios para restabelecer o bem estar econômico.

O presidente da Amlap, Fabiano Souza, destacou a importância do Encontro para os municípios da região, enfatizando os pontos que serão propostos para inclusão do Orçamento do Estado. 

O Encontro contou com palestras do Assessor Gênico da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Marcos Formiga, representante da Fecomércio Marcus Guedes, e João Leonel Pontes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/RN, onde foram debatidos as oportunidades a serem desenvolvidos pelos municípios, a fim de, melhorar a economia da região.

Dison Lisboa defende união de forças para lutar pelo Agreste, Litoral e Potengi

Presente no 2º Encontro Regional de Prefeitos que aconteceu nesta sexta-feira (19) em Monte Alegre, por iniciativa da Federação dos Municípios do RN (Femurn) e Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (Amlap), o deputado estadual Dison Lisboa (PSD) destacou a união de forças para lutar pelo desenvolvimento social e econômico das regiões Agreste, Litoral e Potengi.

Dison destacou algumas ações realizadas na Assembleia Legislativa, entre elas a aprovação de um requerimento de sua autoria pelo DER/RN, que autoriza a recuperação da estrada que liga Goianinha a Tibau do Sul e Pipa, um pleito antigo de moradores, visitantes e turistas. As obras devem começar no próximo dia 23. 

Participaram ainda do Encontro Regional de Prefeitos o governador Robinson Faria, o presidente da Femurn, Francisco José Júnior, o presidente da Amlap, Fabiano de Souza, o prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues, e representantes da Fiern, Sebrae e Fecomercio. O encontro reuniu cerca de 200 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores no restaurante Quirambu.

Aposentadorias vitalícias de Agripino e Lavoisier já custaram mais de R$ 7 milhões aos cofres públicos

agripino e lavoisier
Continua sem movimentação há quase um ano na Justiça estadual a ação Civil Pública de autoria do Ministério Público do Rio Grande do Norte para averiguar a legalidade e a compatibilidade com a Constituição das aposentadorias vitalícias dos ex-governadores José Agripino Maia e Lavoisier Maia. O inquérito civil foi instaurado no âmbito da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Natal em 02 de fevereiro de 2011. A representação foi apresentada pela 44ª Promotoria de Justiça de Natal.

A última movimentação do processo data de 24 de julho de 2014, quase um ano atrás. No inquérito Civil do MPRN, por meio de informações requisitadas à Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Norte (SEARH) foram identificados como percebedores de Pensão Eletiva vitalícia os senhores Lavoisier Maia Sobrinho e José Agripino Maia, ambos auferindo o valor de R$ 11 mil por mês.

Se levados em conta apenas os meses em que o processo está sem movimentação, somando-se os valores recebidos pelos dois ex-governadores chega-se à quantia de R$ 242 mil. O valor total recebido até hoje, no entanto, é bem maior do que esse. De acordo com o inquérito, Lavoisier passou a receber a quantia a partir de 16/03/1983, enquanto Agripino teve a concessão iniciada em 15/05/1986, interrompida por exercício de segundo mandato entre 15/03/1991 e 30/03/1994 e retornada em abril de 1994, após renúncia do mandato. Com isso, somados os períodos de recebimento dos dois ex-executivos chega-se ao valor aproximado de 7,5 milhões.

O processo encontra-se 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca De Natal com o juiz Luiz Alberto Dantas Filho. De acordo com o que aparece nas movimentações relativas à ação o processo está concluso para decisão, ou seja, registra-se a apresentação dos autos ao juiz para que ele produza sua decisão.
 
- Transcrito do Blog Visor Político

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Natal: Projeto “Ruas de Lazer” e Eco Praça levam cultura, recreação e saúde ao bairro Lagoa Azul

O projeto “Ruas de Lazer”, promovido pela Prefeitura do Natal, sempre no último sábado de cada mês, foi adiantado e ganhou um novo parceiro para este sábado (20). Trata-se do tradicional Eco Praça, que juntos irão promover edições especiais de suas atividades no bairro de Lagoa Azul, zona Norte da capital.

A junção dos projetos realizará a intervenção na Praça Garotinho da Copa, nas proximidades do Ginásio Nélio Dias, e contará com os serviços de saúde preventiva, cultura e recreação para a população do bairro e adjacência.

Os serviços de saúde, como aferição de pressão e avaliação de postura, serão feitos pelos alunos da Faculdade Maurício de Nassau, parceira da gestão na promoção do evento. A programação cultural contará com apresentações musicais e dos palhaços Pethellecko e Pethellekinho, além de feira de artesanato e outras opções aos visitantes.

Na parte recreativa, a criançada vai poder contar com cama elástica, piscina de bolinhas, tobogã inflável e distribuição de algodão doce e água mineral, provenientes da parceria com a Ecomax Empreendimentos.

A entrada no evento é gratuita. As atividades do Eco Praça começam às 10h e seguem até às 17h, enquanto que o projeto “Ruas de Lazer” seguirá das 10h às 13h.

George Soares lança boletim informativo no São João de Assú

O deputado estadual George Soares lançou nos festejos juninos deste ano, em Assú, o seu informativo fazendo uma prestação de contas dos mandatos representando o povo potiguar, pelo Partido da República, e uma entrevista com o parlamentar reeleito em 2014.

No boletim, George Soares faz uma homenagem a seu avô, Edgard Borges Montenegro, que faleceu no final do ano passado, deixando um legado histórico para a cidade como homem e grande líder político.

Também é possível conhecer mais sobre as leis de autoria do deputado republicano, inclusive a que tornou o São João do Assú patrimônio histórico e imaterial do Estado, garantindo assim sua perpetuação. Além de conhecer as emendas já pagas pelo seu mandato e da parceria com a deputada federal Zenaide Maia (PR).
 
- Matéria encaminhada pela assessoria de imprensa do deputado George Soares

terça-feira, 16 de junho de 2015

IFRN: Editais de concursos para técnicos-administrativos em Educação estão disponíveis

A partir do dia 30 de junho de 2015 até o dia 15 de julho de 2015 estarão abertas as inscrições nos concursos públicos para o cargo de servidor técnico-administrativo em Educação do IFRN. São dois processos: um regido pelo Edital 7/0215 e outro pelo Edital 12/2015. As vagas são voltadas para candidatos com níveis fundamental, médio ou superior completo.

As inscrições serão realizadas através do site da FUNCERN (www.funcern.br), Fundação responsável pela execução dos concursos. Para efetuar sua inscrição o candidato deve, obrigatoriamente, possuir CPF, documento de identificação com foto e preencher o formulário de inscrição. O pagamento do boleto poderá ser realizado até o dia 16 de julho de 2015. O prazo é válido para ambos os editais.

O
Edital 7/2015 disponibiliza de cargos para auxiliar de biblioteca, assistente em administração, técnico em arquivos, enfermeiro/área e tecnólogo em gestão pública. O valor da inscrição varia entre R$ 41,00 e R$ 84,00, dependendo do nível de ensino do candidato. A seleção será realizada em uma fase, sendo constituída por uma prova escrita (eliminatória e classificatória). O resultado final será divulgado no dia 8 de setembro de 2015.

Já o
Edital 12/2015 dispõe de vagas para tradutor e intérprete de linguagem e sinais, técnico de laboratório em: Edificações, Química Têxtil, Química e Tecnologia Mineral, além de vagas para técnicos em alimentos e laticínios, edificações, eletrotécnica, mecânica e em química. A taxa de inscrição custará R$ 51,00 referente aos cargos de nível intermediário. O concurso regido por este edital será realizado em duas fases: prova escrita e prova prática. O resultado final deste concurso será divulgado no dia 12 de outubro de 2015.