segunda-feira, 1 de julho de 2024

Digicom Experience vai reunir os universos gamer e geek nos dias 27 e 28 de julho em Natal

Os amantes do universo gamer e geek têm encontro marcado nos dias 27 e 28 de julho no Teatro Riachuelo, no Midway Mall. É que acontece a segunda edição do Digicom Experience – DCXP 2024, realizado pela Viva Promoções em parceria com a Liga Digicom, o evento vai trazer atrações para toda a família e mais de 25 atividades simultâneas. Os ingressos estão sendo vendidos online em diversas lojas a partir de R$ 85.

A DCXP 2024 contará com a presença de streamers famosos, concurso de cosplay, apresentações de k-pop, a Vila dos Artistas, e a participação de renomados dubladores de personagens de filmes e quadrinhos. Além disso, haverá áreas temáticas dedicadas a franquias icônicas como Pokémon, Harry Potter e Minecraft.

Entre os destaques desta edição, estão as participações dos dubladores Bianca Alencar (Charlie e Lola, Mabel), Marco Ribeiro (Homem de Ferro, Woody do Toy Story), e o trio de dubladores dos personagens de One Piece (Luffy, Zoro, Usopp): Adrian Tatini, Glauco Marques e Carola Valença, além de Francisco Jr. (Aquaman, Sukuna de Jujutsu Kaisen). Para abrilhantar ainda mais o evento, shows com MHRAP, o maior rapper geek do Brasil, e Anísio Mello Jr., conhecido por suas interpretações das aberturas e encerramentos de Dragon Ball, Dragon Ball Z e Megaman.

Os visitantes também poderão participar de competições de jogos eletrônicos em console, PC, mobile, VR e muito mais, com mais de 50 mil reais em premiações para os campeonatos oficiais. O evento ainda contará com as fases finais da competição escolar de esportes eletrônicos do RN.

Ingressos online em Outgo ou nas lojas: Magic Games Natal, Vem Pra Mesa Game Center House Of Games Natal e Have Presentes. A DCXP 2024 tem patrocínio via incentivo fiscal da Prefeitura do Natal via Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal, do Governo do RN e a Fundação José Augusto via incentivo fiscal da Lei Câmara Cascudo, Coca Cola, Monster Energy e Frigoias. E via subsecretaria do Esporte e Lazer do RN através do programa RN+ Esporte e Lazer Prof. Sebastião Cunha e Miranda Computação. Apoio: Uninassau RN e Sebrae RN

dia 27 de Julho:
Bianca Alencar: Dubladora do charlie e lola, mabel.
Marco Ribeiro: Dublador do “Woody” toy Story, Homem de ferro
Anísio Mello Jr.: Versionista e cantor oficial do Dragon ball no Brasil, show em homenagem a Akira Toriyama
New Crias: Grupo K-pop

Dia 28 de Julho:
Trio Mitsubukai: Dubladores do One piece, Adrian Tatini, Glauco Marques e Carol Valença, “Luffy”, “Zoro”, “Usopp”
Francisco Jr. : Dublador do “Sukuna” do Jujutso Kaisen, Aquaman, “Crcodile” do One piece
MHRAP: Show com o maior nome do rapper geek no Brasil
Robin hood: Youtuber de Minecraft, participante da família arqueira, com mais de 20 milhões de inscritos
New Crias: Grupo K-pop

Portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito começa hoje

A partir desta segunda-feira (1º), os donos de cartão de crédito poderão transferir o saldo devedor da fatura para uma instituição financeira que oferecer melhores condições de renegociação. É que entra em vigor uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) – aprovada em dezembro do ano passado – que busca diminuir o endividamento e melhorar a capacidade de o consumidor se planejar.

A resolução é a mesma que, desde janeiro, limitou os juros do rotativo do cartão de crédito a 100% da dívida. Não estava prevista na lei do programa Desenrola a portabilidade do saldo devedor da fatura que foi aprovada na última reunião do CMN do ano passado.
Operação de crédito

A medida também vale para os demais instrumentos de pagamento pós-pagos, modalidades nas quais os recursos são depositados para pagamento de débitos já assumidos. A proposta da instituição financeira deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada (que reestruture a dívida acumulada). Além disso, a portabilidade terá de ser feita de forma gratuita.

Caso a instituição credora original faça uma contraproposta ao devedor, a operação de crédito consolidada deverá ter o mesmo prazo do refinanciamento da instituição proponente. Segundo o Banco Central (BC), a igualdade de prazos permitirá a comparação dos custos.
Transparência

O CMN também aumentou a transparência nas faturas do cartão de crédito. Também a partir de hoje, as faturas deverão trazer uma área de destaque, com as informações essenciais, como valor total da fatura, data de vencimento da fatura do período vigente e limite total de crédito.

As faturas também deverão ter uma área em que sejam oferecidas opções de pagamento. Nessa área deverão estar especificadas apenas as seguintes informações: valor do pagamento mínimo obrigatório; valor dos encargos a serem cobrados no período seguinte no caso de pagamento mínimo; opções de financiamento do saldo devedor da fatura, apresentadas na ordem do menor para o maior valor total a pagar; taxas efetivas de juros mensal e anual; e Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito.

O CMN também obrigou as instituições financeiras a enviar ao titular do cartão a data de vencimento da fatura por e-mail ou mensagem em algum canal de atendimento. O aviso terá de ser remetido com pelo menos dois dias de antecedência.

Por fim, as faturas terão uma área com informações complementares. Nesse campo, devem estar informações como lançamentos na conta de pagamento; identificação das operações de crédito contratadas; juros e encargos cobrados no período vigente; valor total de juros e encargos financeiros cobrados referentes às operações de crédito contratadas; identificação das tarifas cobradas; e limites individuais para cada tipo de operação, entre outros dados.