quarta-feira, 20 de outubro de 2021

RN: abatedouro público é inaugurado no Seridó; outros seis estão em construção

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte inaugurou o abatedouro público de Florânia, que terá capacidade para abater até 30 animais por dia. A obra teve a intermediação da Emater-RN, através de contrato de repasse junto ao governo federal, e foi concluída neste ano de 2021.

A solenidade que marcou a entrega do equipamento teve a participação da governadora Fátima Bezerra, do secretário titular da Sedraf, Alexandre Lima, do diretor-geral da Emater-RN, César Oliveira, além do prefeito de Florânia, Saint Clay Alcântara Silva de Medeiros, “Galo”, e outras autoridades.

Entre construção do prédio e instalação dos equipamentos, foram investidos R$ 1.786,113,64, de recursos federais e contrapartida do Governo do Estado. Além da entrega da estrutura, oficialmente denominada Unidade de Processamento de Carnes “Janúncio Evangelista de Araújo”, a solenidade teve a assinatura do termo de cessão do abatedouro à prefeitura de Florânia, que ficará responsável por seu gerenciamento. O executivo municipal realizou a obra de pavimentação do entorno do abatedouro.

O local atende a todas as exigências ambientais e sanitárias para fornecer carne de qualidade à população de Florânia e aos municípios vizinhos. Com a unidade, os criadores oriundos da agricultura familiar terão condições de padronizar seus produtos, se organizarem por meio de associações ou cooperativas e de terem acesso a formas de comercialização, seja nos mercados privados ou institucionais, agregando valor ao produto final.

O projeto de Unidades Didáticas de Processamento de Carnes, conduzido pela Emater-RN, inclui a construção e instalação de 11 abatedouros públicos. Além de Florânia, estão finalizados os abatedouros de Acari, Angicos, Baraúna, Ceará-Mirim. Estão em construção os abatedouros de Nova Cruz, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, São José do Seridó e Vera Cruz. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas diretamente com a instalação dos abatedouros, representando 40% da população do estado, principalmente no semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário