Com intuito de ampliar as discussões sobre a neurociência e o processo de aprendizagem da matemática, o Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) promove o encontro, buscando estratégias para melhorar o ensino desse campo disciplinar. O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de setembro e aceita inscrições até o dia 30 de agosto.
A motivação do evento surge da observação de falhas e problemas nos índices de aprendizagem do Brasil. Situação essa que também se faz presente na região Nordeste e no Estado do Rio Grande do Norte, com dados ainda mais problemáticos.
A participação e protagonismo de estudantes da graduação e pós-graduação também é bem-vinda e encorajada, com parte da programação sendo reservada para a apresentação de trabalhos. As áreas temáticas disponíveis são Educação Matemática, Ensino de Ciências, Neurociência e Educação e Neuroeducação e Inclusão, nas modalidades de Comunicação Oral ou Relato de Experiência.
A organização é composta por dois grupos que operam com o foco nas temáticas de neurociência e matemática: O Grupo de Estudos em Neurociência Cognitiva e Educação Matemática (Gencem), coordenado pela professora Etienne Lautenschläger, e o Grupo de Pesquisa, Cognição, Aprendizagem e Inclusão (GPCAI), sob a coordenação da professora Kátia Regina Lopes. O evento teve origem a partir do I Encontro Potiguar de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática, realizado em 2020. Com essa edição, acontece o seguimento do encontro a nível regional e sua primeira edição em âmbito nacional, reunindo palestrantes de diversas universidades.
Acesso às opções de inscrição, submissão de trabalhos e outras informações como programação, hospedagem e alimentação durante o evento podem ser consultadas na página oficial. Toda a programação acontecerá nas dependências do Ceres, em Caicó.
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