sábado, 12 de outubro de 2024

UFRN realiza ciclo de palestras sobre saberes ancestrais

O Teko Katu: saberes ancestrais é um ciclo de aulas abertas realizado pelo Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (Grupo Pragma) no âmbito do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN (PPgEM-UFRN). A ação terá início no dia 16 de outubro e se estende até 18 de dezembro, com participação de vários pesquisadores e especialistas sobre o saber indígena.

O ciclo de eventos se propõe a ser um mergulho nas práticas e memórias que atravessam gerações, trazendo novas formas de entender o mundo e as relações entre nós, a partir dos saberes dos povos originários. Ele faz parte das atividades da disciplina do PPgEM/UFRN Comunicação, Saúde e Relações Interculturais na perspectiva indígena, coordenada pelos professores Juciano Lacerda e Andrielle Mendes, em trabalho coletivo com o Cacique Dioclécio Mendonça, contando com apoio do Programa de Pós-graduação em Gestão em Inovação e Saúde (PPgGIS-UFRN) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS-UFRN).

A primeira convidada é a professora e pesquisadora Helânia Thomazine (UNEB-BA), que abordará os processos dígito-comunicacionais dos pataxós da Bahia. O encontro presencial será no dia 16 de outubro, das 16h às 18h, na sala 03 do Labcom-UFRN, com transmissão on-line. Para participar, basta ir ao local indicado. Haverá inscrição via QR-code disponibilizado no dia do evento.

Será disponibilizado certificado para quem participar de pelo menos 75% das atividades do ciclo de aulas. Mais informações no perfil do Instagram do Grupo Pragma: @gp.pragma.

Programação completa Teko Katu: saberes ancestrais
16/10 – Helânia Thomazine Porto (UNEB-BA) – Processos Dígito-comunicacionais dos Pataxós da Bahia
23/10 – Lorena Cruz – Comunicação e ativismo indígena
30/10 – Gisele Leite e Flávio Carneiro – Processo de mediação para implantar a saúde indígena no RN
06/11 – Hamyla Trindade – Atenção diferenciada na saúde indígena
13/11 – Meyriane Costa – Saberes da terra
27/11 – Dioclécio Mendonça – Demarcação de ancestralidades: um olhar intercultural sobre saberes indígenas
04/12 – Carlos Araújo – Educação e Xamanismo: diálogos possíveis
11/12 – Aly Orellana – Diálogos interculturais entre saberes indígenas e acadêmicos
18/12 – Andrielle Mendes – A cartografia como possibilidade de abordagem metodológica nos estudos comunicacion

Nenhum comentário:

Postar um comentário