Com o objetivo de ajudar gestores e identificar a situação do Ensino Básico no Rio Grande do Norte, professores da UFRN desenvolveram o Indica Edu RN, uma ferramenta interativa que organiza e exibe dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da Prova Brasil por meio de mapas interativos. O projeto foi desenvolvido pelos professores Marcus Nunes, coordenador do Laboratório de Estatística Aplicada (LEA/DEST/UFRN), Carla Almeida Vivacqua, do Departamento de Estatística (DEST/UFRN), e Sandra Cristina Gomes, do Instituto de Políticas Públicas (DPP/UFRN).
O financiamento do projeto foi feito graças a um edital promovido pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), órgão do governo norte-americano responsável por selecionar projetos de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo que transformam dados em ações concretas para melhorias sociais. Para criar o aplicativo, os pesquisadores escolheram trabalhar com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Assim nasceu o Indica Edu RN, um painel de informações métricas e indicadores visuais que exibe dados relacionados à educação básica no estado. Além de acompanhar o desempenho das cidades, os gestores da educação podem observar os efeitos das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc) em relação às diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal.
Hospedada em um servidor da UFRN, a ferramenta pode ser acessada em um site próprio e conta com diversas aplicações estatísticas, como análise de matrículas na Educação Básica, perfil socioeconômico dos estudantes, informações da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Todos os dados são dos 167 municípios do estado, com opção de filtros e comparativos.
Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, o aplicativo conta com os três professores coordenadores para definir sua visão e objetivo. A principal motivação para o desenvolvimento do projeto foi a importância do trabalho administrativo da educação e a notória limitação para analisar dados de ensino. A ferramenta une a experiência dos dirigentes com a ciência de dados para gerar um produto interessante para a sociedade. “Os gestores podem confirmar, com base na realidade, se aquilo que suas experiências lhes diz encontra respaldo no mundo real”, declara o professor Marcus, “Os próprios cidadãos agora possuem mais uma ferramenta a seu dispor para verificar a situação da educação em seus municípios”.
Como um aplicativo Open Source, o código-fonte ficará disponível para qualquer um que deseje verificá-lo ou utilizá-lo como base para criação de outros projetos, seja para outros estados ou até algo a nível nacional. Além disso, o site disponibiliza um formulário para que gestores e o público geral possam oferecer sugestões de melhorias e funcionalidades. Futuramente, a equipe pretende atualizar a ferramenta sempre que novos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Ideb forem disponibilizadas pelo Inep. Assim, os dirigentes e a população poderão acompanhar a evolução dos municípios, avaliando os resultados das políticas públicas.
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