quarta-feira, 21 de julho de 2021

Natal discute projeto de criação do primeiro museu a céu aberto do RN

O projeto do primeiro Museu de Artes e Esculturas a céu aberto do Rio Grande do Norte está bem encaminhado e prestes a sair do papel sob a coordenação da gestão municipal. O museu será instalado na Praça Augusto Severo, na Ribeira, funcionando como extensão do Museu da Cultura Popular, ampliando o seu poder de acesso do público à arte.

O projeto vai contar com 14 esculturas fixas e 14 painéis para exposição de artes visuais temporárias. Essas esculturas irão retratar personagens da cultura popular do Rio Grande do Norte como Chico Santeiro, Dona Militana, Chico Daniel, Cornélio Campina, dentre outros. Além disso, o projeto prevê, mantendo o uso que atualmente já se pratica na área central da praça. A proposta é estimular que haja intervenções diversas temporárias nesta área, fomentando cultura, lazer e arte no Centro Histórico.

Também acontecerão pequenas intervenções no edifício do Museu Djalma Maranhão, com a execução do reordenamento estético da fachada. Outra ideia é requalificar a gestão do uso do espaço térreo do prédio para alinhar-se ao Museu a céu aberto.

O projeto do Museu de Artes e Esculturas a Céu Aberto é uma idealização da gestão municipal e conta com a colaboração de técnicos das secretarias municipais de Governo (SMG); Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Funcarte; Cultura (Secult); Mobilidade Urbana (STTU); Serviços Urbanos (Semsur); Planejamento (Sempla); Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).

Nenhum comentário:

Postar um comentário