terça-feira, 10 de agosto de 2021

RN assina acordo para produção de energia no mar, hidrogênio verde e amônia

O Governo do Rio Grande do Norte assinou Memorando de Entendimento com a Empresa Enterprize Energy PTE LTD para ações de cooperação e intercâmbio técnico, econômico e ambiental para a implementação de parques eólicos offshore (no mar) e produção de hidrogênio e amônia verde. O ato aconteceu nesta terça-feira (10), de forma presencial e virtual na sede da Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal.

A Enterprize Energy desenvolve projetos para atrair investidores. Tem projetos executados no Reino Unido, Singapura, Taiwan e Vietnã. Ian Hatton, principal executivo do grupo, disse que já tem equipe pronta para projetos no Brasil e que o RN tem as melhores condições para produção de energia eólica no mar. A partir das instalações eólicas, os estudos apontam para a produção de água dessalinizada, hidrogênio e amônia verde que podem ser utilizados na indústria química, de fertilizantes e combustíveis.

O Estado, em parceria com o Instituto Senar de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) está elaborando o atlas solar e eólico. O hidrogênio verde ganha relevância como combustível diante da degradação climática provocada pelo alto consumo de combustíveis fósseis como petróleo e carvão.

A governadora Fátima Bezerra solicitou que as empresas que vierem atuar no RN através da Enterprize instalem sedes ou escritórios administrativos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário