quinta-feira, 2 de março de 2017

Assú: mensagem do prefeito Gustavo Soares (na integra), na abertura dos trabalhos do legislativo

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores:

Como disse no início nosso objetivo principal aqui é falar de futuro, de planos e de metas.

Falamos dos problemas que encontramos. Agora, vamos passar a falar do que vamos fazer para superar estes problemas e fazer nossa cidade avançar.

Afinal, foi para isso que fomos eleitos. Para fazer este percurso. Fazer a travessia da Assú que temos para a Assú que queremos. É isto que a população da nossa querida cidade espera de nós aqui. No dizer popular, “a peteca está com a gente”.

Meus amigos que nos acompanham pelas redes sociais neste momento:

Quis o destino e quis a maioria do nosso povo honrado que este jovem prefeito, repleto de disposição, de garra, de fé no futuro de Assú – e cheio de ideias na cabeça e de amor no coração – estivesse aqui e agora falando como prefeito desta cidade.

Tenho a dimensão da honra e consciência da responsabilidade que isso representa.

Vamos falar das nossas metas:

Debalde as questões como postas, há de se deixar patente que haveremos de contar com o apoio inalienável dos que compõem esta egrégia Casa Legislativa, com a qual, repetimos, cultivaremos, com particular ênfase, uma relação harmoniosa e fecunda. Este gesto consubstancia não apenas o princípio da independência e equilíbrio dos poderes, uma das bases do imperativo republicano, mas também a unidade do poder municipal no interesse supremo e inalienável da população, isso em se considerando que na República democrática não há separação absoluta de poderes, mas independência orgânica e harmonia no cumprimento de suas funções constitucionais. O equilíbrio entre o Executivo e o Legislativo, regulado pela vontade política e a lei, assegura essa conjugação.

Reconheço o valor inestimável do trabalho da Câmara Municipal na construção de uma gestão democrática, producente, efetiva e legítima.

No Município do Assú, estamos vivendo um momento de união de propósitos e de vontades, nas esferas de governo, no Legislativo e na sociedade, debalde graciosas agressões de parte daqueles que não conseguiram perpetuar os intentos políticos. O senso de universalidade da política, de realizar o bem coletivo, tem superado, quando o benefício social é inequívoco, as diferenças particulares, ideológicas e partidárias, inerentes ao processo democrático. Aqueles que não comungarem com tais pressupostos, provavelmente estariam equivocados, ou simplesmente, divorciados do interesse ao bem da comunidade.

Estimo a elevada qualidade política e o papel construtivo de todos os vereadores na convergência e na divergência, porque todos têm demonstrado imenso espírito público.

A cidade do Assú desponta como o polo de desenvolvimento de uma importante integração da região em que geograficamente se situa, e é preciso, portanto, que o município se prepare para aproveitar esta oportunidade, fato que somente ocorrerá caso haja essa conjugação de esforços e de pensamento na procura do bem comum se concretize.

Por isso, a nossa opção é a parceria íntima e solidária com os governos Federal, Estadual e organizações comunitárias. Esta cooperação permitirá uma amplitude de realizações na cidade e no campo; e atendimentos de demandas sociais que colocam o nosso governo à altura da esperança, fé e expectativas da população do Assú.

Durante a nossa campanha tivemos oportunidade do compromisso em dotar o Município de uma Saúde de qualidade, com implantação de alguns programas que possam diferenciar dos demais até então operacionalizados, a exemplo do Remédio Em Casa para pessoas com dificuldade de locomoção, assim como de pessoas idosas entre outras mais impossibilitadas de deslocamento a uma unidade de Saúde.

Além do que a contratação de especialistas em cada área médica, assim como conveniar com o Governo do Estado, a implantação de uma UTI ou SEMI-UTI no Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, da aquisição de um MAMÓGRAFO e RAIO X DIGITAL, para intensificação dos diagnósticos dos pacientes, e de outras ações tais como: revitalizar o Comitê de Saúde da Mulher e da Mortalidade Materno-Infantil; reestruturar o atendimento do CEO e implementação do Programas das DST-AIDS.

Já na área da Educação, destaco os compromissos de assegurar ampla cobertura educacional no Município, a exemplo da reforma das unidades educacionais, e a incorporação das atividades do Instituto Padre Ibiapina, atualmente Escola Municipal Padre Ibiapina, assim como o fornecimento do material escolar e fardamento a toda comunidade estudantil, assim como garantir o Transporte Escolar de qualidade.

Outro aspecto a considerar é a limpeza da cidade, a qual, por contar com grandes vias públicas, o nível de excelência da limpeza urbana são qualidades que tornam Assú modelo entre os municípios circunvizinhos.

Em sua dimensão espiritual, a cidade há de recuperar o sentido da sua história, da cultura e modo de vida própria, sublimando os seus valores, sua natureza e autoconfiança, ressurgindo o culto às tradições culturais mais significativas, as quais passarão a ser tratadas com atenções especiais por parte do Poder Público municipal, com a revitalização da Secretaria Municipal de Eventos, Turismo, Esportes e Juventude.

No universo rural, a população recobrará a esperança, a crença no seu futuro e a confiança no poder municipal. Será restabelecida a função de fomento à produção rural e a presença sistemática da ação dos diferentes órgãos da Prefeitura no campo, com o apoio das Secretarias Municipais de Agricultura, Pecuária e Pesca e Meio Ambiente e dos órgãos estaduais e federais que militam nessa área.

No entanto, estes resultados só serão efetivamente alcançados, com a geração do benefício adequado à necessidade social, durante determinado período, em que haveremos não apenas de sanear as finanças públicas da municipalidade, como capturarmos recursos extras junto aos órgãos do Governo Federal e Estadual, com essas finalidades específicas.

Um povo que desperta para sua identidade e robustece a sua autoestima está destinado ao desenvolvimento e à construção de sua felicidade. Assim é o povo do Assú.

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores.

Desejo salientar que toda concepção, gesto, ação, realização, resultado e benefício produzido pela Prefeitura decorrem da união das vontades, do trabalho de equipe, do conjunto dos gestores e do empenho de cada servidor, aos quais, no ensejo, rendo minhas mais sinceras homenagens. Todos partilham do esforço geral e têm a mesma importância no bom desempenho da gestão pública.

Por fim, desejo afirmar o papel importante e indispensável das vereadoras e dos vereadores, de todos os partidos presentes nesta Augusta Casa, na construção das condições institucionais e do ambiente político que favorece aprovação das mudanças e projetos que garantem a realização dos objetivos do governo municipal e de toda a população.

As manifestações de solidariedade, estímulo e apoio que, generosamente, a população do Assú tem me dispensado, animam-me a encerrar esta mensagem na confiança de que o jeito, o estilo, as realizações e os resultados do governo municipal correspondem às necessidades da cidade, do Município, e estão conforme os compromissos assumidos no Plano de Governo, feito e discutido no rebuliço da eleição, nos barrancos do rio Piranhas/Assú, nos Distritos, Povoados e Arruamentos, nos bairros, e na descontração e alegria das ruas da nossa cidade.

Muito obrigado.

GUSTAVO MONTENEGRO SOARES
Prefeito do Assú

Nenhum comentário:

Postar um comentário