sexta-feira, 1 de julho de 2022

Natal: mostra “Olha pro céu meu amor” entra na última semana no Museu Câmara Cascudo

Até 09 de julho, continua em exibição no Museu Câmara Cascudo a mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho”. A exposição temporária, que está aberta ao público desde 23 de junho, é a primeira após a reabertura do museu, em março e explora as tradições de fé do período junino.

Os visitantes da mostra entrarão em contato com imagens dos santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro, além de explorar as marcas do sincretismo com as religiões de matriz africana, através dos elementos de representação de Xangô. As tradições profanas também têm espaço, com esculturas e bonecos de mamulengos que representam a música, as festas e a culinária da região no período junino.

A exposição conta com peças do acervo próprio do MCC e também cedidas por colecionadores, alguns deles datados dos séculos XVII e XVIII. Também estão disponíveis peças recentes criadas por artistas locais como os potiguares Santana e Gregório, o pernambucano Silviano e o paraibano Júlio Cassiano. A mostra traz ainda os destaques do acervo da Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo, com gravuras e trechos de livros de Câmara Cascudo, Raul Lody e Veríssimo de Melo.

A exibição temporária está disponível no primeiro piso do Museu Câmara Cascudo. A visitação pode ser feita livremente, das 08h30 às 12h e das 13h às 17h, de terça à sábado. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário