segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Parnamirim: Prefeitura garante uso de nome social na administração pública

O Prefeito Rosano Taveira assinou o Decreto 5.949 de 26 de setembro de 2018, regulamentando o uso de nome social às pessoas denominadas travestis, transexuais e transgêneros, no âmbito da administração pública municipal direta ou indireta.

Nome social é aquele adotado pelo indivíduo e que corresponde ao gênero pelo qual o mesmo se reconhece, se identifica e é reconhecido na sociedade. Para estes casos, o nome civil somente será exigido quando indispensável, apenas para uso interno da administração e, mesmo assim, acompanhado pelo nome social.

A solicitação do uso do nome social pelo servidor público municipal, travesti, transexual ou transgênero, seja ele efetivo, estagiário, terceirizado ou voluntário, pode ser realizado a qualquer tempo junto à Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos - SEARH. 

Para menores de 18 anos não emancipados, o nome social deverá ser, obrigatoriamente, declarado pelos seus pais ou responsáveis, mediante autorização e documentos específicos.

A SEARH atenderá aos pedidos de utilização do nome social pelos servidores, modificando o cadastro de dados, substituindo a identificação funcional, alterando nomes na lista de ramais e os modificando em sistemas de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário