segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Júlio Lima lança ‘Universo do Acolá’ nesta sexta, 10

O repertório do EP Universo do Acolá possui canções compostas ao longo dos anos, nas passagens do artista por lugares como Recife, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo.

Esse trabalho tem como objetivo possibilitar ao ouvinte uma viagem por meio das raízes do artista Júlio Lima que perpassam por ritmos nascidos no Nordeste brasileiro como o frevo, o forró e o baião, sem perder as texturas musicais cosmopolitas que acompanham o artista desde o início de sua carreira.

Importante falar das temáticas das letras, que fazem jus ao nome do EP, pois transitam não só pelo universo nordestino “daqui”, mas também pelas influências que o artista sofreu do “acolá”.

Portanto, é nessa perspectiva de antena pensante e de liquidificador sonoro, que Júlio nos apresenta cinco canções que visam nos fazer dançar e refletir acerca de variados temas.

O frevo “Ali”, primeira faixa do EP, narra a trajetória do pugilista campeão dos pesos pesados, o norte americano Cassius Clay (que viria a se tornar Muhammad Ali).

Na segunda faixa, o forró “Billy the kid, Robin Hood e Lampião”, o artista nos convida a fazer uma reflexão de forma bem humorada acerca do banditismo social.

A terceira faixa do trabalho “Arte na escola” discorre sobre a importância da presença da arte no caráter educacional e na vida dos indivíduos, como possibilidade de ferramenta transformadora e de emancipação social.

O caráter romântico do EP fica por conta da quarta faixa “Encantada” que nos transporta a uma imagem vista pelos olhos de um nordestino apaixonado.

Para finalizar, o baião “Ré-voltas” nos impulsiona a refletir, por meio de um ritmo contagiante, acerca das revoltas populares do Brasil, sempre silenciadas por governos frutos de elites retrógradas, que massacraram e oprimiram o povo e suas revoltas, como meio de se perpetuarem no poder até hoje.
Lançamento

O lançamento do álbum nas plataformas digitais acontecerá no dia 10 de setembro, mas todo mundo já pode fazer o Pré-save do EP em sua plataforma preferida. (https://tratore.ffm.to/universodoacola). Até lá, serão realizadas uma série de atividades de divulgação do “Universo do Acolá” nas redes sociais do multiartista Júlio Lima.

A concretização deste trabalho só foi possível graças ao apoio do Undergroove Studio e do patrocínio da Lei Aldir Blanc por meio da Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Contato:
Júlio Lima (84) 99602-9441
Foto: Rodrigo Bico

Nenhum comentário:

Postar um comentário