domingo, 6 de março de 2022

Museu Câmara Cascudo reabre dia 8 de março com visitas agendadas

Era uma terça-feira em 2020, quando o Museu Câmara Cascudo (MCC) fechou as portas por causa da pandemia da Covid 19. Agora, 103 semanas depois, o público pode voltar a visitar as exposições, instalações e áreas verdes. A reabertura está marcada para a terça-feira, 08 de março, exatos 720 dias depois do fechamento. Por enquanto, o funcionamento será limitado e as visitas precisam ser agendadas previamente pelo site www.mcc.ufrn.br.

O uso de máscaras, o distanciamento físico e a apresentação do comprovante de vacinação completa por maiores de 05 anos de idade são obrigatórios para entrar no espaço. As visitas serão realizadas de terça a sexta, em quatro horários, às 9h, 10h30, 14h e 15h30, além dos sábados, às 14h e 15h30. Em cada horário, serão até 30 visitantes para uma visita guiada de 1h30 às exposições em cartaz no pavilhão expositivo e um roteiro pelo Parque do Museu.

Nessa primeira fase, os visitantes terão acesso a todas as exposições em cartaz no pavilhão principal, além da visita ao Parque do Museu. Entre as exposições disponíveis, está a exposição “Paleontologia”, onde é possível voltar no tempo e descobrir que o mar virou sertão e deixou para trás fósseis de pequenos animais. É lá também que os visitantes podem conhecer os grandes animais que habitavam nossas terras no passado, como a preguiça e o tatu gigantes, e ainda visitar a tradicional Caverna do Museu. Voltando ainda mais na história da vida na Terra, a visita ao Museu nos leva aos vestígios deixados pelos dinossauros que habitaram nosso território nas exposições “Icnologia” e “Dinossauros da Bacia Potiguar”.

Na visita à exposição “Anatomia Comparada”, os visitantes podem observar esqueletos de diversos mamíferos, o que permite explorar os processos de evolução da vida em suas semelhanças e diferenças. Em “Engenhos”, a cultura canavieira é o pano de fundo para contar a história e a organização social dessa que é uma das primeiras formas de exploração das nossas terras no período colonial, além de conhecer a rota que essa planta percorreu por todo o mundo e dos seus impactos sociais e econômicos. Ainda estão em cartaz, as exposições “Vibrantes Caminhos” e “Confluências”. Os detalhes de cada uma delas estão disponíveis na aba “exposições” do site do MCC.

A rota de visitação continua no Parque do Museu, com a visita ao Jardim Sensorial, que estimula experimentar a natureza com todos os nossos sentidos, conhecer a horta e as plantas alimentícias não convencionais, além de conhecer a diversidade de plantas e animais presentes na área verde de 6,8 mil m².

O pavilhão expositivo e a área do Parque do Museu foram totalmente adequadas às exigências do Protocolo de Biossegurança da UFRN, com instalação de sinalização com as medidas de prevenção, sinalização no piso, dispensadores de álcool em gel e lixeiras para o descarte de máscaras usadas. Os servidores e estudantes que terão contato com o público estão com o esquema de vacinação atualizado e farão uso de máscaras do tipo PFF2, consideradas mais seguras para impedir o contágio da doença.

O agendamento pode ser realizado pelo botão “Agende sua visita” no site do MCC na internet. O endereço é o www.mcc.ufrn.br. O visitante receberá uma confirmação por e-mail com a data e horário, além das orientações das medidas sanitárias para a visita. Por causa da alta incidência de casos da Covid-19, nessa primeira fase, as visitas podem ser suspensas a qualquer momento. Para dúvidas e informações, entre em contato pelo email recepcaomcc@gmail.com ou pelo telefone (84) 9 9929-6618, que também recebe mensagens pelo whatsapp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário