domingo, 23 de janeiro de 2011

Novo titular no turismo assuense

Através da portaria 69, Vossa Excelência o prefeito do Assú nomeou em meados da semana passada Samuel Fonseca para exercer o cargo de secretário adjunto de turismo e... um bocado de penduricalho. Pra variar, as nomenclaturas das novas secretarias se assemelham a uma lista de compras.

Samuel Fonseca ‘outroramente’ já tinha feito uma incursão pelas entranhas dessa área, inclusive, ocupando a função de represente da PMA no Pólo Costa Branca, quando à época defendeu a implantação de sinalização turística na terra de Roque. O projeto de sinalização até hoje dorme esplendidamente no fundo de alguma gaveta fria, bem como dorme outros projetos vitais para transformar a cidade de Roque numa cidade a ser vista e olhada por pessoas de outras cidades, regiões...

O desafio que Samuel terá que enfrentar será grande, mas nada que um pouco de determinação, planejamento e confiança não possam vencer as armaduras que dificultam os passos do turismo na cidade do Assú.

O investimento na criação do Fundo Municipal de Turismo será uma das alternativas para a retirada de uma das peças da armadura. Outra alternativa que ajudará a retirar a desengonçada armadura, segundo Samuel Fonseca, será o mapeamento dos pontos turísticos da cidade de Salete de Olga.Daí para ressuscitar o famigerado Conselho de Turismo, é apenas um pulo, uma vez que o Fundo de Turismo para existir, necessita que o Conselho também exista, tipo um ditado dito frequentement por tia Célia: pé podre e bota velha. Um sem o outro... solidão, desespero, angústia...

Como de boa vontade e intenções o... dificilmente Samuel Fonseca terá êxito nessa empreitada se não conseguir, antes de tentar pôr uma dessas alternativas em prática, convencer ‘quem de fato manda’ que praças, quadras e festa de São João são coisas importantíssimas para assegurar o lazer e o entretenimento de uma cidade de forma sazonal, mas para se ter retorno nos 365 de um ano, precisa-se de um trabalho mais elaborado e sem ter o imediatismo como meta principal.

Dúvida quanto a esse ponto? Caso alguém por ventura as tenha é só visitar os desabitados terminais turísticos do Mendubim e do Piató. Uma lástima que à época da inauguração rendeu um bocado de matéria na mídia e... estão lá, abandonados, com alguns locatários apenas ‘pastorando’ o local. No caso especifico do terminal do Piató, a nomenclatura lhe caiu‘ como uma luva’. De fato ele está em estado terminal. E isso por que ainda não completou dois anos de funcionamento e...  de inauguração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário