Na prática, o servidor responderá a uma pesquisa epidemiológica e social e preencherá uma ficha com os dados necessários para o seu acompanhamento ambulatorial, munido de seu cartão de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). O questionário vai abordar dados pessoais, dados profissionais e dados de saúde, como doenças pré-existentes (hipertensão e diabetes), doenças hereditárias, exames periódicos, práticas esportivas e plano de saúde, por exemplo. De posse do diagnóstico, será traçado um diagnóstico da qualidade de vida do servidor municipal.
“Nós queremos ser esse facilitador do servidor”, disse a secretária adjunta de Gestão de Pessoas e idealizadora do projeto, Elma de Souza. A proposta, segundo Elma Souza, é cadastrar o servidor para ter acesso ao Hospital Municipal de Natal e às policlínicas mantidas pela Prefeitura: “Queremos saber as reais necessidades do servidor e facilitar o acesso do mesmo à rede pública de saúde”.
Adiantando-se ao diagnóstico, uma equipe formada pela enfermeira Japhia Rayanne Fernandes, a técnica em enfermagem Sandra Maria Mafra, a assistente social Swami Bezerra, iniciou nesta sexta-feira (15), atendimento no Setor de Qualidade de Vida no Trabalho da Semad, aferindo peso, circunferência abdominal, pressão arterial e glicose. À equipe, se juntarão, ainda, uma nutricionista e uma assistente social.
A chefe do setor de Qualidade de Vida no Trabalho, Candice Macedo, explicou que toda sexta-feira a equipe fará atendimentos na Semad, a qualquer servidor que procurar os serviços. “A proposta é realizar os atendimentos durante dois meses e, depois, estender a outros dias da semana, com a equipe completa”, explicou. O servidor que quiser usufruir dos serviços pode telefonar para o telefone 3232.4981 (Candice/Diogo) ou para 3232.3312 (Laíze) e agendar o atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário