Entre as diversas ações desenvolvidas pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJRN), por meio do Programa Novos Rumos da Execução Penal, o projeto “Círculos de Leitura e Escrita” merece destaque ao trabalhar a ressocialização alicerçada nos livros. Iniciado em 2022, é uma parceria com o Campus Avançado Zona Leste do IFRN.
Nas três unidades prisionais onde o projeto Círculos de Leitura e Escrita foi desenvolvido, apenados obtiveram excelentes notas nos exames. Na Penitenciária Estadual do Seridó, um aluno assistido pelo projeto obteve 920 pontos na redação (a maior nota do Estado).
No projeto, 90 mulheres e homens apenados da Penitenciária Estadual do Seridó, Cadeia Pública de Caraúbas e do Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio em Mossoró participaram de atividades formativas semanais focadas na promoção da leitura, escrita e comunicação verbal por meio da leitura de obras literárias nacionais e internacionais.
Ao longo de 2021 e 2022, privados de liberdade assistiram a aulas, realizaram seminários e redações mensais que contribuíram diretamente com os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA e do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM PPL (pessoas privadas de liberdade).
Em 2023, a coordenação do Círculos de Leitura e Escrita destaca que há a previsão de continuidade dos projetos e parcerias na área da educação, em razão dos resultados positivos alcançados. O IFRN desenvolve uma cooperação com o TJRN e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) desde 2017, quando teve alunos privados de liberdade aprovados e matriculados em seus cursos de ensino superior e extensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário