domingo, 24 de março de 2024

UFRN e Consulado da França discutem novas parcerias

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu, a visita do cônsul-geral da França em Recife, Serge Gas. Na oportunidade, houve a discussão de parcerias já existentes e novas possibilidades para ampliar as cooperações com a embaixada francesa. O momento também contou com a assinatura do edital de lançamento da Cátedra Francesa Dinâmicas Humanas em Cenários de Diversidade.

A reunião teve início com uma breve apresentação sobre a UFRN, sua estrutura e unidades, com a posterior exposição da lista de instituições francesas que possuem acordos de cooperação com a instituição. O reitor ressaltou que a França é o país que possui o maior número de cooperações internacionais com a UFRN, seguido de Portugal.

Além de citar parcerias em atividade, Daniel Diniz, juntamente com o secretário de Relações Internacionais da UFRN, Aderson Farias do Nascimento, apresentaram demandas que podem gerar novas atividades conjuntas, em especial nas áreas de línguas, energia e saúde. O cônsul-geral da França também foi informado sobre a assinatura de contrato com a empresa francesa Total Energies, que acontecerá em breve, para financiamento de projeto de pesquisa da UFRN na área do petróleo.

Em seguida, Serge Gras e Aderson Nascimento assinaram o edital da Cátedra Francesa, que irá acolher professores e/ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e pesquisa na UFRN. O programa se baseia na reciprocidade, de modo a acolher também professores professores e/ou pesquisadores da UFRN nas instituições francesas, por um período de 30 dias para cada missão.

O momento também contou com a presença da cônsul honorária da França em Natal, Caroline Martins, e do vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário