segunda-feira, 27 de junho de 2016

Detentos do RN concorrem a prêmio nacional 'Innovare 2016'

Presos do Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio irão concorrer ao Prêmio Innovare 2016, que tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do país. Ao todo, cinquenta e seis detentos participam do projeto. Participam do projeto, denominado 'Releitura – Remissão pela Leitura e Produção de texto na Execução Penal’, 56 presos do Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio, maior presídio de Mossoró. Para cada livro lido, o interno tem quatro dias diminuídos da pena que ele tem que cumprir. Porém, é preciso provar que entendeu o que leu. Ao final de cada leitura, o preso faz uma resenha contando a história.

Esta já é a terceira etapa do projeto que ocorreu em 2015, e é uma das ações de ressocialização do Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio, que já conta com a participação de três professores voluntários.

O Projeto de Leitura está regulamentado por uma portaria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e representa uma alternativa para dezenas de internos da unidade que despertam para atividades literárias. Quarenta presos fizeram parte das duas primeiras etapas do programa no ano passado e nesta terceira etapa, três turmas estão montadas e funcionando, totalizando cinquenta e seis internos. Os professores corrigem a resenha e o preso recebe da justiça uma remição de quatro dias da pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário