As mulheres representam 34% do público empreendedor, totalizando 10,3 milhões de micro e pequenas empresas sob liderança feminina, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae. Porém, as empreendedoras ainda enfrentam dificuldades para investir no seu próprio negócio e o cenário é ainda mais desafiador para as mulheres pretas. Considerando essa realidade, a ENGIE lança pelo quarto ano consecutivo o Edital Mulheres do Nosso Bairro, que tem o objetivo de apoiá-las e favorecer a equidade de gênero.
Essa é a maior edição do programa desde seu lançamento, em 2020, e visa impactar, especialmente, comunidades no entorno das operações da Companhia e parceiros em mais de 22 estados do país. A união entre as empresas foi possível em razão do Parcerias do Bem, programa estabelecido pela ENGIE cujo objetivo é maximizar o alcance de ações sociais por meio do engajamento dos seus clientes e parceiros.
Além do edital, o Mulheres do Nosso Bairro conta com outros eixos, por meio dos quais oferece cursos gratuitos de capacitação, informações sobre redes de apoio, ações de sensibilização e conscientização para combater a violência doméstica, além de iniciativas para suporte à saúde física e mental.
Desde seu lançamento, já foram investidos mais de R$ 2,2 milhões, impactando mais de 50 mil mulheres, incluindo aporte direto a 168 empreendimentos liderados por mulheres, sendo 88 empreendimentos locais, 3 multiplicadoras, 71 nanoempreendedoras, 6 cozinhas solidárias e 3 negócios de inovação em mais de 100 municípios de 18 estados.
Nesta edição, serão contempladas 93 iniciativas femininas, em que negócios exclusivamente liderados por mulheres pretas terão prioridade. Cada uma receberá a quantia de 10 mil reais para impulsionarem o seu negócio. Ao todo, serão investidos mais de R$ 900 mil reais.
As inscrições ficam abertas entre 17 de outubro e 10 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário