domingo, 7 de agosto de 2011

Curtíssimas

Maré ruim
Após assumir a chefia da prefeitura de Teresópolis/RN Roberto Pinto sofreu ataque cardíaco e faleceu. O sepultamento do prefeito interino aconteceu no final da tarde de hoje e amanhã o presidente da Câmara de Teresópolis assumirá o cargo por cerca de oitenta e oito dias, uma vez que o afastamento do prefeito Jorge Mário, investigado por mal uso de dinheiro público é de noventa dias. Hoje à noite ele aproveitará o tempinho que lhe resta como presidente da Câmara e rezará muito para que a maré ruim que bateu nas paredes da cidade, tenha ido definitivamente embora.

Maré ruim II
Jorge Mario e mais alguns prefeitos desse Brasil plangente (inclusive Ivan Júnior, prefeito do Assú/RN) estão sendo investigados pela Controladoria Geral da União por mau uso dos recursos repassados pelo governo federal para por fim ao ‘cenário de desastre’ provocado pelas chuvas de 2009 (Assú) e 2010 (Teresópolis). Teresópolis recebeu cerca de sete milhões de reais e Assú mais de oito milhões de reais. A propósito, o prefeito de Teresópolis não foi tão hilário quanto o de Assú que disse que tinha feito mais ‘obras’ do que o previsto e talvez por essa razão acabou sendo afastado do cargo.

Descompasso
Em recente entrevista concedida pelo prefeito do Assú, Ivan Junior, este na onda de nunca antes... acabou afirmando que a cidade que administra está passando por uma onda de violência, graças a migração de marginais de cidades circunvizinhas para o Assú. Minutinhos depois, ele afirma que a violência é conseqüência da falta de espaços e políticas publicas voltadas para o lazer e o entretenimento. Não seria mió Vossa Excelência buscar informações mais concretas? Será que ele tem noção de quantos inquéritos são concluídos e quantos assaltantes, traficantes, homicidas... foram presos na cidade que ele administra nos últimos dois anos? Aahh, alguns meliantes que furtaram botijões de gás e cadeiras plásticas, de fato andaram passando uns dias na cadeia.

Descompasso II
No finalzinho da ultima semana, Vossa Excelência o prefeito do Assú foi, juntamente com sua assessoria, visitar um assentamento rural da cidade. Lá ouviram reclamações, sugestões, solicitações... Vossa Excelência ouviu tudo e um assessor se ocupou de copiar. Ao final, a assessoria de imprensa da PMA resolveu noticiar o acontecido e informou que, em quarenta e cinco dias à maioria dos problemas da comunidade seriam resolvidos. No entanto, Vossa Excelência, em alto e bom som disse que o prazo para a resolução desses problemas é de no máximo 30 dias. Será que a Assessoria não confiou na palavra de Vossa Excelência ou será que Vossa Excelência leu o script errado?

Tapa buracos
Há pelo menos sessenta dias a prefeitura do Natal começou uma operação tapa buracos no conjunto Piranji. Passados todos esses dias ainda existem inúmeros buracos a serem tapados e as equipes que realizam tal trabalho há muito aderiram à operação tartaruga, em razão da falta de material para a continuidade dos serviços. Maass, a prefeita prorrogou o Estado de Calamidade Publica por ela decretado. Com a prorrogação, a prefeita poderá continuar contratando serviços de recuperação e manutenção de vias, aquisição de medicamento... tudo sem licitação.

Bruxa solta
As estradas rurais de Assú nos últimos dias andaram sendo cenário de vários acidentes de motos e automóveis. Tais acidentes, sem vitimas fatais, acabaram mostrando a importância das unidades do Samu e a deficiência do Hospital Regional do Assú (de alta e média complexidade). As vitimas dos acidentes são atendidas no local e se tiverem sofrido algum ferimento de gravidade mediana serão encaminhadas para o Hospital Tarcisio Maia, em Mossoró. Se for fratura, a gravidade não precisa nem ser mediana e, portanto, não há nem o que se discutir. O negocio é pegar pista rumo a Mossoró, antes dar aquela passadinha no Regional, para conhecer.

Bruxa solta II
E por falar em saúde pública em Assú, num é que até o diretor do Centro Clinico e alguns chefes têm direito a gratificação! E olha que eles são cargos comissionados. Saanngue... A gratificação é por eles realizarem trabalhos extras. Será que esses trabalhos são realizados dentro do horário normal de expediente? Lógico, claro que não! Aaah, a gratificação percebida por eles se aproxima de mil reais. A propósito, a Conferencia de Saúde, ao contrario da Conferencia de Assistência Social foi um sucesso, mesmo com a assessoria da PMA tendo informado que Comício Arruda abriu a mesma. Sem nenhum comício e aberta por Domício Arruda, secretário estadual de saúde, a Conferencia atingiu seus objetivos e contou com um bom publico.

Niver
A terra que viu nascer Luís Câmara Cascudo, que presenciou a expulsão de José da Penha, que viu Saboinha perseguir e explorar trabalhadores em suas salinas, que viu Manoel Torquato ser morto e ter seu corpo usado pela policia de Rafael Fernandes para intimidar o povo sofrido do Vale do Açu e que também viu André de Albuquerque, preso e humilhado ser levado para o Forte do Reis Magos, que ouviu e sorriu com o mamulengo de Chico Daniel, que apreciou o talento de Newton Navarro, que foi palco do primeiro projeto de educação de jovens e adultos voltados para as classes populares, que... completa hoje 510 anos. PARABENS RN.

Niver II
Hoje também faz aniversario a lei 11.340 de 2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, a qual foi criada com o objetivo de diminuir o índice agressão contra mulheres no Brasil. Após cinco anos de sua vigência, a Lei Maria da Penha ainda sofre de inanição na questão aplicação, uma vez que grande parte das mulheres agredidas o são por seus companheiros e familiares, fato que inibem a denuncia e, portanto, compromete a eficácia da Lei. Questões sócio/econômico-cultural também são grandes complicadores da aplicação da Lei 11.340/2006.

Direito da pessoa idosa
Acontecerá no próximo dia 12, na sede da Universidade Potiguar, no Bairro de Santos Reis, em Parnamirim, a I Conferencia Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. A conferencia reunirá gestores, cuidadores, assistentes sociais, operadores do direito e idosos dos municípios de Parnamirim, Nísia Floresta, Macaiba e São José de Mipibu para discutirem políticas publicas e a efetiva aplicação dos direitos dos idosos nesses municípios bem como o intercambio de ações voltadas para esse segmento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário