quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

George Soares pede prorrogação de prazos para pagamento de divída do crédito rural

O deputado George Soares (PR) solicitou ao superintendente do Banco do Nordeste, João Nilton Castro Martins, que prorrogue o prazo dos financiamentos rurais. Durante sessão desta quarta-feira (27), o parlamentar falou sobre os problemas enfrentados pelos pequenos e médios produtores, em virtude da estiagem – que se estende por 18 meses -, e das dificuldades para o pagamento relacionado ao Programa de Emergência para a Seca, que tem prazo encerrado amanhã (28).

Na ocasião, George lembrou que a Assembleia legislativa lidera o movimento em favor dos agricultores e que encaminhará um requerimento, solicitando apoio da bancada federal do Rio Grande do Norte. “A seca está apenas começando. Os dados climáticos estão prevendo chuvas irregulares. E para piorar a situação, o agricultor está sem incentivo, sem apoio. E com isso, sabemos que há uma redução do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, que já não é dos melhores. Além disso, caem os índices de geração de renda do campo, o que provoca o êxodo rural, a migração dos homens do campo para a capital”, declarou George.

O deputado reafirmou o apoio do Legislativo Estadual às instituições que estão na luta para minimizar os problemas dos produtores rurais, entre elas a Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern) e Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc). “Quero parabenizar a iniciativa da Assembleia, que levará caravanas para visitar os pontos da seca. Pelos aos meus colegas deputados que possam se mobilizar em suas regiões. Que possamos realizar audiências nessas cidades, para ouvir a população, discutir com eles os problemas e possíveis soluções”, afirmou.

O presidente da Assembleia, o deputado Ricardo Motta (PMN) parabenizou George Soares pelo pronunciamento e declarou que a Casa irá fazer um grande esforço para ajudar os produtores. “Não se trata de fazer projetos paralelos ao Governo do Estado. Pelo contrário, queremos somar, fazer um mutirão, fazer um fórum permanente de debates. Algumas cidades estão com a vegetação verde, mas não possuem água. A Assembleia será uma voz no enfrentamento ao problema da seca”, declarou.

BAIXO ASSU

O deputado George Soares ainda falou sobre o Projeto Baixo Assu, que visa a irrigação de 6 mil hectares no município de Alto do Rodrigues. Segundo ele, a segunda etapa do projeto não foi executada pelo Governo do Estado. “A primeira parte está quase 100% funcionando, são quase 3 mil hectares. Mas a segunda fase está completamente abandonada. Além disso, estão saqueando a estrutura do canal, roubando transformadores”, afirmou.

George informou que a governadora Rosalba Ciarlini não estava sabendo da situação, e solicitou uma reunião com os representantes das pastas da Agricultura e do Desenvolvimento Social para tentar solucionar o caso. No entanto, até então a audiência não foi realizada. “Pelo ao líder do Governo nesta Casa, o deputado Leonardo Nogueira (DEM) para que converse com a governadora e aceler esta reunião”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário