quinta-feira, 19 de junho de 2014

Prêmio Chico Ribeiro

O Prêmio Chico Ribeiro tem como objetivo central estimular e fortalecer a pesquisa sobre o tema e difundi-lo na comunidade acadêmica brasileira e na sociedade em geral, reconhecendo os trabalhos de qualidade técnica e de aplicabilidade na administração pública.

Poderão concorrer ao prêmio trabalhos individuais e em grupo, de candidatos de qualquer nacionalidade, idade ou formação acadêmica. Para tanto, visando orientar os trabalhos para questões específicas, foram listados 5 temas. Cada candidato, incluindo o coautor, se houver, poderá apresentar apenas um trabalho, em um dos temas previstos abaixo:

Tema 1: Informação de Custos no Setor Público para avaliar resultado e desempenho:
Plano (PPA) e elaboração de metas físicas para abordagem de custos; Orçamento com base em custos; Resultado e Desempenho no Setor Público; Órgãos de controle (CGU, TCU e TCs) e a informação de custos.
Tema 2: Experiências de Implantação de Custos (Casos práticos de aplicação):
Governo Federal:
Órgão central de custos e setorial de custos; Custos por programa, ações e unidades administrativas; Gerenciamento de Custos nos Infrasig’s.
Estados e Municípios:
Visão de Custos sob a ótica da LRF (Federação); Experiências de implantação.
Internacionais (FMI, BID, BIRD e experiências em países); CFC e NBCT SP 16.11.
Tema 3: Abordagem Tecnológica (TI):
Desafios na integração dos sistemas governamentais e geração da
informação de custos;Tecnologias de DW, Web Services para construção de sistemas de custos, etc.

Tema 4: Qualidade do Gasto no Setor Público:

Compras, logística, economicidade e sua relação com os sistemas de custos e a qualidade do gasto.

Tema 5: Tópicos Conceituais e Contemporâneos de Contabilidade Aplicados ao Setor Público:
Contabilidade Aplicada ao Setor Público como Instrumento Gerencial; Mensuração de ativos naturais, Bens de infraestrutura e os critérios de amortização, exaustão e depreciação; Contabilidade Aplicada ao Setor Público e o processo de convergência aos padrões internacionais (IPSAS) e o gerenciamento dos custos.

Somente serão consideradas os trabalhos cujo contexto incidir sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. Os trabalhos, também, deverão apresentar, preferencialmente, enfoque atual com aplicabilidade para o caso brasileiro.

Os interessados em concorrer devem encaminhar os trabalhos até o dia 30 de julho de 2014, às 18h, horário de Brasília/DF para o email
premiocq@custosnosetorpublico.net. Acesse o regulamento do Prêmio Chico Ribeiro disponível em anexo. Mais informações no site www.custosnosetorpublico.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário