Nas últimas duas semanas, Natal fez parte da paisagem apreciada por uma janela que se abriu para o mundo. Veículos internacionais de comunicação divulgaram os principais pontos turísticos da capital potiguar antes e durante os quatro jogos da Copa do Mundo realizados na Arena das Dunas – vistos por mais de dois bilhões de espectadores em 192 países. Dentro do estádio, porém, foram 158 mil pessoas que por lá passaram neste período, sendo a metade de estrangeiros. O resultado de tamanha exposição, segundo especialistas, é incomensurável.
Antes de cada uma das partidas, na abertura das transmissões oficiais, a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) exibiu um vídeo promocional dos principais pontos turísticos das cidades-sedes. Os telespectadores foram apresentados às formas icônicas da Fortaleza dos Reis Magos, Morro do Careca, cajueiro de Pirangi, Farol de Mãe Luiza e até mesmo às peculiaridades culturais como o artesanato e a culinária.Somente no Brasil, duas televisões de sinal aberto (Globo e Bandeirantes) e três canais de assinatura (ESPN, Sportv, Fox Sports e Bandsports) exibiram a vinheta de apresentação antes das partidas realizadas na Arena das Dunas. A peça publicitária também foi disponibilizada no site da FIFA e num canal do Youtube, um site de compartilhamento de vídeos. Até esta semana, o vídeo foi visto mais de 39.700 vezes.
Professor e especialista em Publicidade e Propaganda, Francisco de Paula Costa detalha que será difícil mensurar o impacto desta exposição durante os 11 dias de Copa do Mundo na cidade. Um exemplo disso, segundo ele, é que a exibição de um filme publicitário de 30 segundos em horário nobre da TV Globo, a principal emissora do Brasil, custa R$ 600 mil. “A vinheta veiculada na Arena das Dunas e transmitida para tantos países custaria alguns milhões de dólares”, calcula.
Ele considera que a exposição da marca “Natal” para o mercado do turismo renderá bons frutos à economia local. “O impacto será muito positivo. Com o reposicionamento da marca, a cidade será lembrada no momento que o turista estrangeiro for escolher o local das férias com a família. Ou mesmo para indicar aos parentes e amigos lugares que o encantou quando aqui esteve”, explica.
De acordo com o Ministério do Turismo, mais de dois bilhões de habitantes da Terra estiveram ligados nas partidas envolvendo as seleções do México, Camarões, Gana, Estados Unidos, Japão, Grécia, Itália e Uruguai, países que marcaram os 11 dias de Copa do Mundo em Natal. Os Estados Unidos lideraram o número de torcedores, com 23 mil americanos dentro da arena. A segunda partida da Arena das Dunas, envolvendo americanos e ganeses, foi a líder de audiência na televisão dos Estados Unidos, superando as finais dos campeonatos de basquete e beisebol, esportes que disputam com o “football” – aquele jogado com as mãos – o interesse do público americano.
Ao longo da última semana, Natal também esteve sob os holofotes do mundo todo. A mordida do uruguaio Luiz Suarez no zagueiro italiano Chiellini foi o principal assunto da imprensa mundial. As imagens com o nome de Natal nas placas publicitárias foram repetidas à exaustão nos últimos dias.Segundo Francisco de Paula, o valor agregado da cidade – localização, belezas naturais e cultura – vai influenciar a escolha do turista nas próximas férias. Para ele, os resultados positivos já começarão a ser sinalizados no próximo verão, com o aquecimento do mercado turístico.
Antes de cada uma das partidas, na abertura das transmissões oficiais, a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) exibiu um vídeo promocional dos principais pontos turísticos das cidades-sedes. Os telespectadores foram apresentados às formas icônicas da Fortaleza dos Reis Magos, Morro do Careca, cajueiro de Pirangi, Farol de Mãe Luiza e até mesmo às peculiaridades culturais como o artesanato e a culinária.Somente no Brasil, duas televisões de sinal aberto (Globo e Bandeirantes) e três canais de assinatura (ESPN, Sportv, Fox Sports e Bandsports) exibiram a vinheta de apresentação antes das partidas realizadas na Arena das Dunas. A peça publicitária também foi disponibilizada no site da FIFA e num canal do Youtube, um site de compartilhamento de vídeos. Até esta semana, o vídeo foi visto mais de 39.700 vezes.
Professor e especialista em Publicidade e Propaganda, Francisco de Paula Costa detalha que será difícil mensurar o impacto desta exposição durante os 11 dias de Copa do Mundo na cidade. Um exemplo disso, segundo ele, é que a exibição de um filme publicitário de 30 segundos em horário nobre da TV Globo, a principal emissora do Brasil, custa R$ 600 mil. “A vinheta veiculada na Arena das Dunas e transmitida para tantos países custaria alguns milhões de dólares”, calcula.
Ele considera que a exposição da marca “Natal” para o mercado do turismo renderá bons frutos à economia local. “O impacto será muito positivo. Com o reposicionamento da marca, a cidade será lembrada no momento que o turista estrangeiro for escolher o local das férias com a família. Ou mesmo para indicar aos parentes e amigos lugares que o encantou quando aqui esteve”, explica.
De acordo com o Ministério do Turismo, mais de dois bilhões de habitantes da Terra estiveram ligados nas partidas envolvendo as seleções do México, Camarões, Gana, Estados Unidos, Japão, Grécia, Itália e Uruguai, países que marcaram os 11 dias de Copa do Mundo em Natal. Os Estados Unidos lideraram o número de torcedores, com 23 mil americanos dentro da arena. A segunda partida da Arena das Dunas, envolvendo americanos e ganeses, foi a líder de audiência na televisão dos Estados Unidos, superando as finais dos campeonatos de basquete e beisebol, esportes que disputam com o “football” – aquele jogado com as mãos – o interesse do público americano.
Ao longo da última semana, Natal também esteve sob os holofotes do mundo todo. A mordida do uruguaio Luiz Suarez no zagueiro italiano Chiellini foi o principal assunto da imprensa mundial. As imagens com o nome de Natal nas placas publicitárias foram repetidas à exaustão nos últimos dias.Segundo Francisco de Paula, o valor agregado da cidade – localização, belezas naturais e cultura – vai influenciar a escolha do turista nas próximas férias. Para ele, os resultados positivos já começarão a ser sinalizados no próximo verão, com o aquecimento do mercado turístico.
- Transcrito do Novo Jornal.
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