domingo, 12 de junho de 2016

Natal: Prefeitura anuncia projeto vencedor da decoração natalina de 2016

“Natal em Natal – Cidade da luz” é o projeto vencedor do edital público para Decoração Natalina de 2016, promovido pela Prefeitura de Natal. Encabeçada pelo arquiteto e urbanista Rafael Oliveira Fernandes, a equipe, que ainda conta com Leonardo Dias, Lucas Menezes, Renata de Oliveira e Ana Beatriz Duarte, foi premiada com R$ 50 mil. Cinco projetos concorreram ao edital.

De acordo com Rafael Fernandes, o projeto se divide em três eixos: conceito, paleta de cores e design simplista. As cores predominantes serão o branco e o dourado, que segundo o arquiteto, darão uma abordagem mais contemporânea à decoração. Ele explicou que sete alamedas compõem o projeto, seguindo orientação do edital. São elas: Alameda dos Anjos – Da Anunciação (BR-101 e rodovia Mário Covas), Alameda dos Presentes (Avenidas Salgado Filho e Roberto Freire), Alameda da Natureza Divina, Alameda dos Pastores, Alameda das Estrelas e Alameda dos Presépios.

A Árvore de Mirassol também foi contemplada no edital. Conforme o projeto, duas fitas de luzes em branco e dourado envolverão a árvore e uma iluminação de LED piscará até o cume onde ficará a estrela. Por ocasião do anúncio, o prefeito Carlos Eduardo determinou ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Antônio Fernandes de Carvalho Júnior, que as luzes da Árvore sejam acesas no dia 1º de novembro.

O Natal em Natal 2016 contemplará a simbologia dos Reis Magos, soberanos de tribos primitivas do Oriente, vindos da Pérsia, que se ocupavam das ciências, da astronomia e da matemática. Segundo a tradição, seguiram uma estrela que se movia do Sul para o Norte, perpendicularmente aos demais astros para anunciar o nascimento de Jesus. A forte simbologia dos Magos contribui para legitimar a Cidade de Natal como a Cidade dos Reis, visto que, já existe uma forte tradição oriunda da fundação do forte dos Reis Magos, em 1598, e celebrada anualmente na tradicional festa de Santos Reis, também inclusa nas comemorações do aniversário da Cidade.

Os elementos simbólicos da temática atribuída aos Reis Magos contribuem para uma variedade de possibilidades que proporcionam uma decoração natalina criativa, esteticamente bonita, original e atrativa para a população da cidade e visitantes do período. Os Reis Magos, caracterizados biblicamente por Baltazar, um senhor de setenta anos, de cabelos e barbas brancas; Gaspar, um jovem de vinte anos, vindo da Região Montanhosa, perto do Mar Cáspio; e Belchior, um mouro, de barba cerrada com quarenta anos, vindo do Golfo Pérsico, trouxeram presentes de grande valor simbólico na antiguidade: o ouro, ofertado como presente para um Rei; o incenso, para um Sacerdote, representando a espiritualidade; e a mirra, para um Profeta, usada para o embalsamento de corpos e simbolicamente representando, a imortalidade.

Confira o projeto
clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário