sábado, 26 de janeiro de 2019

Expansão da área livre da mosca-das-frutas tem foco na exportação

O projeto de ampliação da área livre da mosca-das-frutas tem foco na exportação e já está sendo debatido e objetiva ampliar a área de produção está entre os projetos prioritários do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte — IDIARN, que projeta a ampliação das barreiras móveis. O objetivo também é atender os mercados internacionais como Rússia, Chile, EUA, Mercosul e posteriormente China que se encontra em negociação. 

O projeto da área livre da moscas-das-frutas teve início em 1985 nos municípios de Assú, Areia Branca e Mossoró, em 1991 houve reconhecimento pelos Estados Unidos possibilitando a exportação do melão e da melancia. A expansão da área incluiria os municípios de Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix - Sept Rosado, Caraúbas, Pendências, Jandaíra, Macau e Pedro Avelino. 

O Governo do Estado junto com o IDIARN são responsáveis pela manutenção e funcionamento das barreiras fitossanitárias (fixas e móveis), fiscalização da execução de boas práticas fitossanitárias pelos produtores de cucurbitáceas, fiscalização do comércio interno e a Certificação Fitossanitária de Origem (CFO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário