segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ICOP: Discurso de posse de Ivan Pinheiro

Hoje, no minguar dos raios do luar,
Cumprimento às doutas autoridades
Responsáveis pelo ato e formalidades
Do Instituto Cultural do Oeste Potiguar.
Meu regozijo é indescritível, singular,
Nunca imaginei que este beradeiro
Pudesse um dia subir num picadeiro
Para tomar assento em um Instituto
Regido por um consensual estatuto,
Austero, porém afável e hospedeiro.

O ICOP existe desde cinquenta e sete
Só o tempo já prova sua idoneidade,
Solidez, trabalho e responsabilidade,
Em prol da arte e da cultura do Oeste.
O Vale agora se integra e se reveste
Nas artes plásticas e na literatura
Para contribuir com desenvoltura
Com o sucesso desta instituição,
Que goza de prestígio e admiração
Na terra da abolição da escravatura.


Sou apenas um assuense escondido
Represento hoje dezenas, centenas...
De “pires na mão”, caçando mecenas,
Sem apoio e de dinheiro desprovido.
Tu sabes Presidente, Aécio Cândido,
Na pendura tudo passa a ser sonhos
Deixando nossos artistas tristonhos.
A janela aberta nesta solenidade
Traz alento aos artífices da cidade
Uma nova luz alumia os medonhos.

Espera-se que o Assu representado
Neste Instituto de conceito e renome
Possa agora recobrar seu cognome
Pelos poetas de outrora exaltado.
Não podemos viver só de passado
Aquele torrão berço de intelectuais
Está muito distante dos dias atuais
Mas, longe de estarmos enterrados...
Assu tem milhares de abnegados
Com trabalhos belos, excepcionais.

Se fosse permitido fazer um arranjo,
Empossaria estas feras no Instituto
Como não posso, agradeço o tributo,
Ao nobre confrade Clauder Arcanjo.
Ele que foi meu protetor, meu anjo,
Indicando o meu nome como sócio,
Quero então lhe propor um negócio:
Para o ano se forem correspondidos
Vamos convocar outros escondidos
A abraçar este nosso sacerdócio?

Minha infância foi de brincadeira
Fui criado entre o córrego* e o Piató**
Escuvitiando, cheiroso tal um potó,
Ao pescoço a infalível baladeira...
Na hora da aula dava até caganeira.
A escola era o terror da criançada:
Palmatória, cascudo... Tabuada...
Nossa mãe, passamos esta fase!
Hoje, eu resumo tudo numa frase:
Escapei! E a vida é bela, moçada!

A juventude foi um rolo compressor
Trabalho, escola, trabalho, escola...
E a família sempre na minha cola:
- Estude, estude, para ser professor!
Se estudar mais poderá ser doutor,
Ou até, quem sabe, um engenheiro.
Só não pode ser vadio, cachaceiro...
E haja escola pública no trabalhador
Quando acordei era um historiador,
Um poeta, um escritor sem dinheiro.


Hoje, depois de livros publicados***
Permaneço liso, mas me conforta
Saber que estou batendo a porta
Na busca de melhores resultados.
Amadureci, hoje tenho 2 soldados
Que cobro o estudo no dia-a-dia
Aprendi que a vida é uma ventania:
Pode passar sem deixar rastros
Por isso precisamos ser astros,
Sem estrelismos... Com galhardia.

Deveras aquebrantado pelo tempo
Não ouço farfalhar carnaubeiras
Não vejo mais no rio ribanceiras
Nenhuma criança em passatempo.
Será que é só meu esse tormento?
Meu Assu esqueceu as tradições?
Estamos em era de divagações
Ou o povo é sábio e entendido
E como está um tanto desiludido
Aguarda a hora das retaliações?

Assu - Prometo, neste instante,
Mais vigor, mais garra e atenção
Para fazer desta nobre indicação
Um exemplo patriótico e pulsante.
Não sou, vocês sabem, um pedante
Mas digo sem precisar de arrodeio
Entro de cabeça neste tiroteio
De livros, letras, artes e ciências...
Conviver com tantas sapiências
É ganhar na vida um sorteio.

Buscarei representar nosso Vale
Regando afeto tal qual a um filho...
Como no inverno plantamos milho,
Na esperança de brotar bom caule.
Quero mesmo é que meu povo fale
Que tem dois assuenses metidos
No meio dos artistas destemidos
Que expulsaram à bala Lampião...
E foram eles que na escuridão
Gritaram: - Lascaram-se bandidos!

Assu/Mossoró terras de Santas****
Irmãs desde as suas criações
E hoje, selando estas adesões
Esta o mestre Kydelmir Dantas.
Nossas pelejas já foram tantas
Neste calor humano sem igual
E agora será na área cultural...
Tá’qui um soldado em guarda
Já estou vestido com a farda
Pode ditar as ordens, general!

Obrigado!

*. Rua Aureliano Lôpo e Praça Vereador Luiz Paulino Cabral (conhecidas como "Ruas do Córrego); **. Comunidade de Porto Piató; ***. Dez Contos & Cem Causos; Assu dos Janduís ao Sesquicentenário; Palavra É Arte (Coletânea). **** Padroeiras: Santa Luzia e Irmã Lindalva (assuense).

Nenhum comentário:

Postar um comentário