sábado, 13 de agosto de 2016

Sistema de Informações Eleitorais será lançado próxima semana na Câmara Federal

Foto: Divulgação
O Sistema de Informações Eleitorais (Siele) - programa para facilita a análise de dados relativos às eleições gerais de 2010 e de 2014 e às eleições municipais de 2012 – será lançado nesta terça-feira (16), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Os dados das eleições municipais de 2016, também serão alimentados no Siele, após o pleito.

O sistema foi desenvolvido em parceria por dois órgãos da Casa: a Consultoria Legislativa (Conle) e o Centro de Informática (Cenin). Ele permite levantar informações dos candidatos de forma cruzada com os locais das candidaturas, partidos e desempenho nas urnas. Também é possível pesquisar dados sobre a prestação de contas das campanhas, com diversas opções de filtros para gerar relatórios. Para as eleições de 2012, foi feita a integração de dados sobre municípios, capitais e faixa populacional oriundos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o Siele, a Consultoria Legislativa da Câmara pretende colaborar para os trabalhos da área política, especialmente lideranças e gabinetes parlamentares, bem como das áreas técnico-administrativa e de formação e pesquisa, como, por exemplo, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM) e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara. Com o acesso para o público em geral, via internet, o sistema beneficiará candidatos, partidos, cientistas políticos, jornalistas e outros estudiosos do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário