sábado, 28 de dezembro de 2019

‘Botão do pânico’ é lançado no RN como medida de proteção para vítimas de violência doméstica

Botão do pânico é lançado no RN — Foto: Elisa ElsieO Governo do Rio Grande do Norte lançou o “botão do pânico”, um equipamento que vai servir como medida de proteção para mulheres vítimas de violência doméstica no estado. 

O aparelho se assemelha a um celular e permite à vítima, que tem a medida protetiva, se comunicar com a Central de Monitoramento da Seap com apenas um toque. O “botão do pânico” é interligado diretamente à tornozeleira eletrônica do agressor e sempre que ele se aproximar da vítima – em área além da distância permitida pelo juiz -, isso será registrado pela Central de Flagrantes.

Caso essa situação ocorra, a equipe telefona para a mulher e para o agressor ao mesmo tempo. Caso ela não atenda, um protocolo é lançado para a Polícia Militar, que enviará uma viatura para averiguar a segurança da vítima.

Em um primeiro momento, a Seap tem 26 equipamentos para utilização – eles foram recebidos através de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

O Rio Grande do Norte registrou 21 feminicídios de janeiro a novembro deste ano, segundo o Governo do Estado. De acordo com o Executivo, esses números representam uma queda de 27,6% em comparação ao mesmo período de 2018, quando 29 mulheres foram assassinadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário