segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Natal: nova estátua de Iemanjá será entregue no domingo, 02

No próximo domingo, dia 2 de fevereiro, quando se celebra Iemanjá (também conhecida como Rainha do Mar), a Prefeitura do Natal irá entregar a nova estátua deste orixá. Obra do artista Emanuel Câmara, a escultura tem três metros e meio de altura e pesa 4 toneladas, sendo a maior estátua de Iemanjá confeccionada na história do RN.

A programação na Praia do Meio no domingo (2) começa às 6h30, com o Presente de Iemanjá. Na sequência, tem Escola de Ogans, a entrega da estátua às 8h, com saudação a Iemanjá, e Encontro de Afoxés.

Artistas potiguares se apresentam a partir das 11h30, como Analuh Soares, Folia de Rua Potiguar, banda Nêgo Zâmbi, Nação Zambêracatu, Coco de Zambê e Coco Juremado RN Flechas.

A escultura está passando pelos processos de finalização e depois haverá um forte trabalho de logística para ser retirada com segurança do ateliê do artesão até a Praia do Meio, onde será fixada numa base de um metro que ainda conta com detalhes que simulam as ondas do mar. A antiga estátua criada por Etewaldo já foi retirada e se encontra no pátio da Funcarte.

O Dia de Iemanjá é a maior festa em honra a este orixá. Atualmente, a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria. O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário