domingo, 28 de abril de 2013

Futebol de Mossoró passado a limpo

O radialista Lupercio Luiz de Azevedo, lança amanhã, aqui em Natal, o seu mais novo livro, intitulado “Futebol de Mossoró: Pequenas Grandes Histórias”, que conta, nos mínimos detalhes, o surgimento do futebol na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. “Foram seis anos de intensas pesquisas, muito embora já tinha essa ideia de escrever o livro há tempos, conversando com meu pai, que foi um desportista de Mossoró. Ele me dizia certas coisas que eu pensava em uma dia descobrir suas veracidades. É um livro que conta desde os primórdios, desde 1917, quando um estudante de Mossoró foi estudar no Rio de Janeiro e quando retornou, trouxe a bola e as camisas. Me dediquei a resgatar fatos históricos, dados, os maiores jogos que aconteceram em Mossoró. É projeto meu que vai ficar para o futuro, para os amantes do futebol, vai servir como uma fonte de pesquisa”, projeta Lupercio.

O lançamento acontece amanhã, às 19h30, no restaurante Porto Madeiro, no bairro de Petrópolis, em Natal.
No livro, Lupércio Luiz conta as histórias do futebol mossoroenseNo livros, as pessoas vão poder descobrir histórias do futebol em Mossoró. Quando começou, os primeiros clubes, os melhores times e também os maiores jogadores que já surgiram na cidade. “Nas décadas de 30, 40 e 50, o futebol de Mossoró tinha mais vitalidade, e, em certas épocas, superava o futebol de Natal. A maior goleada que um time de Natal sofreu foi em Mossoró. O Centro Esportivo Mossoroense, em um amistoso, venceu o América por 12x1. Mossoró sempre revelou grandes jogadores, não só para Natal, como também para outros centros e também para fora do Brasil. Temos o caso de Dequinha, que foi tricampeão carioca pelo Flamengo, Nonato que fez história no Cruzeiro/MG, o Bira, que foi o primeiro jogador a vestir a camisa de uma equipe da Europa, que foi Vitória de Setúbal, em Portugal”, pontua.

Outra história, essa engraçada, fala sobre um time que existiu em Mossoró, no qual os jogadores eram adeptos a famosa cachaça antes dos jogos. “Lá em Mossoró tinha um time que era chamado de time dos bêbados, porque antes dos jogos, sempre tinha um churrasco, feijoada, na sede do clube e os jogadores iam jogar bêbados e quase sempre perdiam. Um dia, venceram uma partida e logo em seguida, retornaram para a sede, comemorando a façanha. Como, naquela época, não existia energia elétrica, a festa foi feita com candeeiro. Todos dormiram bêbados e quando acordaram, a sede tinha sofrido um incêndio por causa dos candeeiros”, diverte-se.

Mesmo distante de Mossoró, já que atualmente Lupercio trabalha como comentarista esportivo em uma rádio de Natal, ele vem acompanhando o que está acontecendo no futebol de sua terra e se mostra triste quando o assunto é o estádio Leonardo Nogueira, o Nogueirão. “Acompanhei o nascimento do Nogueirão. Como presidente da Liga de Futebol de Mossoró, construí 80% das atuais arquibancadas, vejo com imenso pesar, uma lástima, que o estádio venha passando por essas dificuldades. Ano passado, o Governo fez uma promessa de R$ 38 milhões, para reedificar, reerguer nossa praça esportiva e até agora ficou só na promessa”, finaliza

Nenhum comentário:

Postar um comentário