segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Mais uma Igreja à vista: Após excomunhão, padre reúne cerca de 500 pessoas, em missa alternativa

Cerca de 500 pessoas acompanham missa alternativa celebrada em BauruApós ter de cancelar a realização da primeira missa alternativa em Bauru (340 km de São Paulo), Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, pôde novamente realizar uma celebração neste domingo.

Padre Beto se envolveu, em abril de 2013, em uma polêmica com a Igreja Católica após declarações registradas em um vídeo publicado no YouTube. Na gravação, o religioso questiona dogmas da Igreja e fala com aceitação sobre assuntos como bissexualidade e homossexualidade, além de segunda união entre casais.

Com a repercussão, o bispo Dom Caetano Ferrari, da Diocese de Bauru, exigiu que padre Beto se retratasse publicamente, mas ele preferiu se desligar da Igreja, que, mesmo com o seu afastamento, decidiu por excomungá-lo.

A missa alternativa seguiu os ritos da celebração tradicional da Igreja Católica --como a realização de primeira e segunda leitura, a consagração e distribuição da hóstia--, mas deixou de fora alguns ritos que só existem na celebração católica: a leitura do salmo responsorial e a profissão de fé, por exemplo.

Quatro músicos deixaram de lado as canções tradicionais religiosas e entoaram músicas populares como "Tempos Modernos" e "Toda Forma de Amor", de Lulu Santos; "A Paz", de Zizi Possi; e "Eu quero apenas", de Roberto Carlos. A comunhão foi ao som de "Imagine", de John Lennon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário