sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Pesquisa da UFRN avalia impactos da transferência de renda no Semiárido

O Programa de Pós-graduação em Demografia (PPGDem), por meio do seu ciclo de seminários "Quartas Demográficas", apresenta os resultados do projeto "Impacto dos Programas de Transferência de Renda sobre a Dinâmica Populacional e Redução da Pobreza no Semiárido Setentrional".
O evento acontece na quarta-feira, 19 de agosto, no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir das 14h30.

Entre os resultados obtidos, identificou-se que o Programa Bolsa Família (PBF) não apresentou características pró-natalistas, ou seja, a probabilidade de ter tido filhos é menor entre os beneficiários do que entre os não beneficiários, considerando as mulheres com mesmo perfil socioeconômico.

Outro resultado encontrado pelo projeto é que as chances de ser emigrante dessa região do semiárido é maior entre aqueles que não são beneficiários do PBF, sendo então considerado como um importante fator de fixação da população na região.

Sendo o Semiárido Setentrional uma das regiões mais secas e onde os problemas sociais mais sejam evidentes no país, o projeto busca cobrir uma lacuna nos estudos demográficos da região e construir bases importantes para subsidiar políticas sociais que contribuam nas estratégias de convivência com a seca.

Somam-se a estes esforços, outros projetos de pesquisa do PPGDem em andamento nas áreas de mercado de trabalho, vulnerabilidade social, mobilidade populacional, entre outros.

Esta será a 13ª edição das Quartas Demográficas. As inscrições podem ser feitas no local ou antecipadamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), cujo endereço na internet é: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/verTelaLogin.do .

Mais informações podem ser obtidas pelo site do PPGDem:
www.posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Nenhum comentário:

Postar um comentário