quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Estudantes do IFRN defendem projetos de inovação tecnológica em Desafio de Ideias das regiões Norte e Nordeste do país

Um dispositivo para evitar desperdício de água durante o banho. Equipamento para deter ataques hackers em redes de computadores de pequenas e médias empresas. Sistema eletrônico para aprimorar as doações de sangue no Rio Grande do Norte. Esses são os projetos de estudantes do IFRN que disputam o III Desafio de Ideias, competição de empreendedorismo inovador promovida pelo XI Congresso Norte Nordeste de Iniciação Científica (Connepi). O Congresso teve início nesta terça (6) e segue até a sexta-feira (9), em Maceió, organizado pelo IFAL.

Os 2 primeiros trabalhos foram desenvolvidos por estudantes do Campus Santa Cruz e o terceiro por alunas do Campus Natal-Central. O Desafio de Ideias acontece nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de dezembro. Na sexta-feira (9), acontece o anúncio dos vencedores.

Com 61 inscrições iniciais, os avaliadores do Desafio de Ideias escolheram 40 projetos na primeira eliminatória. Na segunda, foram selecionadas 15 ideias, que disputam agora a premiação final. Do Campus Santa Cruz, concorrem os projetos “Tecnologia embarcada para defesa de ataques DDOS” e “Chuveco – chuveiro ecológico micro controlado por arduíno”. Do Campus Natal-Central, veio a ideia do “Oneblood – salve uma vida hoje”. Os estudantes são acompanhados pelos professores orientadores, que passam, junto com os alunos, por mentorias qualificadas, debates e defesas de ideias.

Promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC e realizado neste ano pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), o Connepi visa apresentar à sociedade a produção técnica e científica de 18 instituições de ensino profissional e tecnológico das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Neste ano, o IFRN participa do Congresso com uma delegação de 221 estudantes e servidores, com a apresentação de cerca de 200 trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário