sábado, 25 de fevereiro de 2012

Alto do Rodrigues: Desabamento sem feridos aparentes



O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.

Leonardo Boff
Num pais em que a educação não é prioridade e que as razões para tal é por demais conhecida: manutenção do status quo de um grupamento que se auto denomina de elite. Por esta e outras razões, eis que não causou surpresa e o que é pior, comoção ou mesmo indignação, o desabamento do teto de uma biblioteca pública na cidade do Alto do Rodrigues, localizada bem no coração do Vale do Açu e bem abastecida com os royalties advindos da extração de petróleo.

O teto da biblioteca, ‘quase nova’, não resistiu a chegada das primeiras chuvas de fevereiro e... desabou.

Houve feridos? Inúmeros.

Precisaram de atendimento médico? Não.

Não?

Não, os ferimentos causados pelo desabamento do telhado da biblioteca não são visíveis a olho nu, ou melhor, a curtíssimo prazo. As feridas abertas no saber, na cultura, no conhecimento... não são assim tão fáceis de ser mensurados e os  remédios para cura-las são bem acessíveis mais não são de interesse dos ‘donos do poder’!

Segundo se comenta, concomitantemente a reforma estrutural do prédio haverá uma campanha na cidade, região, quiçá no país, para doação de livros para reposição do acervo da biblioteca da cidade. Para tanto, não faltará investimentos para a confecção de panfletos, faixas, cartazes, outdoor, carros de som...  para garantir o sucesso da campanha. Já para prevenir a perda do acervo existente...

- Fotos: Blog de Luciano Seixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário