terça-feira, 30 de setembro de 2014

Saúde do Assú realiza busca ativa da hanseníase, verminoses e tracoma

A secretaria de Saúde do município do Assú recebeu nesta segunda-feira, dia 29, uma equipe técnica da Sesap (Secretaria de Estado da Saúde Pública) composta por 10 técnicos para a realização do trabalho de Controle do Tracoma, uma doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia racomatis, em alunos da rede de ensino municipal e estadual na faixa etária de 5 a 14 anos. A previsão é de que o trabalho se estenderá até o dia 02 de outubro.

A transmissão do tracoma acontece por meio da secreção dos olhos com tracoma, de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos como escolas e creches, através de objetos contaminados (lápis, borracha, caneta, roupas de cama, lenços, toalhas de rosto e de banho) e as medidas de prevenção são: lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia; não coçar os olhos, não usar toalhas ou lenços de outras pessoas e evitar dormir na mesma cama com várias pessoas.

A ação visa ainda o diagnóstico precoce e o tratamento de hanseníase e verminoses (parasitas intestinais que podem causar anemia, dor abdominal e diarreia), sendo que essa parte do trabalho vem sendo realizada por técnicos da secretaria de Saúde do município do Assú.

O Ministério da Saúde selecionou 12 municípios do Rio Grande do Norte e Assú é o único município da região a fazer parte da campanha nacional de busca ativa da hanseníase, verminoses e tracoma. A ideia é aumentar o diagnóstico precoce e, com isso, diminuir a ocorrência destas doenças no país.

Em Assú, o trabalho irá percorrer as seguintes escolas: Monsenhor Júlio Alves Bezerra, Manoel Cortez, Comunitária Bela Vista, Luiza de França, Dr. Pedro Amorim (CEPA), Hermenegildo Bezerra de Oliveira, Janduís, Senador Georgino Avelino, Antônio Guerra, Edgard Borges Montenegro, Maria Neuda Bezerra e as escolas estaduais Marcos Alberto, Manoel Montenegro, Renato Caldas e José Correia.

Nas escolas, são realizadas ações de educação em saúde, busca ativa de casos de hanseníase e tracoma e tratamento quimioprofilático para verminoses. Os casos suspeitos de hanseníase e tracoma são encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e início imediato do tratamento.

- Matéria encaminhada por uma das assessorias de imprensa da PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário