domingo, 29 de janeiro de 2017

Natal: Parceria entre Semul e Ministério Público fortalece enfrentamento à violência doméstica

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) firmou parceria com o Ministério Público, por meio do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NAMVID). A ideia é aproveitar a expertise que a equipe do NAMVID tem com o grupo reflexivo de homens, para aplicar na rotina de atendimentos da Semul, e também absorver a demanda reprimida que o Ministério Público tem em relação às mulheres com medidas protetivas que necessitam dos serviços da secretaria.

Para tanto, a equipe de assistentes sociais da Semul está participando de uma formação junto ao pessoal do NAMVID, para conduzir intervenções junto aos homens agressores, cujas mulheres estão sendo atendidas pela Semul. Eles participarão de oficinas onde terão acesso a informações a respeito das leis de proteção à mulher e do enfrentamento a quaisquer tipos de violência. 

Além disso, eles também tomarão conhecimento a respeito do que é a cultura machista, os malefícios que esse tipo de comportamento pode trazer para a família e como mudar atitudes visando melhorar os relacionamentos sociais. Serão ainda repassados esclarecimentos sobre o papel da Secretaria e de seus serviços de atendimento psicológico, social e jurídico através do Centro de Referência Elizabeth Nasser, e do programa Casa Abrigo Clara Camarão, que protege mulheres em risco eminente de morte devido à violência doméstica.

As visitas da equipe do Centro de Referência ao NAMVID já começaram e acontecem quinzenalmente. As profissionais estão fazendo uma triagem das mulheres que procuram o MP em função da violência doméstica e que não passaram pelos serviços da Semul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário