sábado, 17 de novembro de 2012

Curtissímas

Concurso de produtos lácteos
Encerra-se na próxima segunda feira as inscrições para o II Concurso de Produtos Lácteos promovido pela Sebrae/RN. O concurso premiará os três primeiros colocados em sete categorias: queijo de coalho, queijo de manteiga, ricota, queijo minas frescal, manteiga de garrafa, bebida láctea e iogurte. Os vencedores serão escolhidos em evento a se realizar em 27/11, no Espaço Cultural da Fiern. Informações e pré inscrições pelo telefone 3211-4586.

Esquecimento inaceitável
As secretarias municipais de saúde de Carnaubais, Afonso Bezerra e Alto do Rodrigues e mais 27 do RN, 'esqueceram-se' de alimentar o sistema de informação ambulatorial do Ministério da Saúde e... os recursos destinados a área de vigilância sanitária destes municípios foram suspensos. Explicação para tal esquecimento? pode até ter, mas seja lá qual for, entra naquele mote de "pra inglês ver", melhor, ouvir. Inadmissível e inaceitável, no minimo. No caso de Carnaubais, esse esquecimento lembra aquele que levou ao atraso do pagamento do Pasep dos funcionários municipais. Maass, há época os responsáveis pelo fornecimento destas informações eram outros.

Conselheiro do TCE
O deputado Nélter Queiroz anda usando de todas as manhas e artimanhas que conhece para ser o escolhido pela Assembléia Legislativa para ocupar a vaga de Valério Mesquita, no TCE. Nélter, que se vangloria de ter colaborado com a eleição vitoriosa de dezenas de prefeitos do RN e de ter conseguido eleger o ilustre desconhecido George Queiroz (seu filho) a prefeito de Jucurutu e de ter ao longo de anos indicado inúmeros aliados seus para ocupar cargos de gestores também 'se acha' competente para assumir a função de conselheiro do TCE. Será que ele também se acha isento? E assim caminha nossos órgãos fiscalizadores.

Mais Educação
A educação do Assú que é administrada há mais de 10 anos pelo mesmo grupo está a pedir socorro. O socorro está chegando e para variar, vem republicanamente, pelo governo federal. Até o próximo ano será implantado em 9 escolas municipais o Programa Mais Educação que tem o objetivo melhorar o desempenho escolar dos educandos. Os alunos a ingressarem no Mais Educação não podem está inscritos em outros programas do governo federal que tenham a mesma finalidade, tipo ProJovem e funcionará no contra turno, ou seja, ou alunos matriculados no matutino e inscritos no Mais Educação continuarão na escola onde almoçarão e participarão de oficinas ao longo da tarde, dentre elas, letramento (obrigatória). O Mais Educação só é implantando em municípios em que o Ideb está  bem baixinho.

Presidência terá nome do grupo gestor da educação?
E por lembrar o grupo gestor da educação do Assú, eis que o vereador Heliomar Alves, coordenador (de direito) do grupo é candidatíssimo a presidência da Câmara. Heliomar que derna que chegou a maioridade é vereador (graças ao pai, que foi prefeito) busca o apoio de alguns vereadores e do prefeito Ivan Júnior (que segundo alguns é quem 'nomeará' o presidente) para conseguir realizar seu sonho. Para tanto, Heliomar conta com o apoio incondicional de seu irmão Helder (coordenador de fato do grupo). Ééé... ao longo de uma grande jornada como vereador, Heliomar conseguiu nomear inúmeros cargos comissionados (incluindo terceirizados) na secretaria de educação, uns pouquinhos na secretaria de saúde e realizar uma grande descoberta: o nobre edil descobriu a "Gramaticação". O que é isso? segredo guardado a 7 chaves pelo edil.

Presos antenados
O deputado Leonardo Nogueira sugeriu ao governo estadual para que sejam implantados nos presídios estaduais um sistema de informações para que os apenados possam acompanhar o desenrolar do cumprimento de suas penas. O sistema, segundo o deputado, não terá custos para o erário estadual, uma vez que os equipamentos que possibilitarão aos apenados observarem seus processos viriam dos descartes habituais realizados pela administração pública. Ou seja, aquele pc que não mais serve para ser utilizado na governadoria (p.ex) serviria muito bem para ser instalado em algum presidio. Levando em consideração o pouco numero de defensores públicos no Estado e que a maioria dos apenados tem pouquíssimas condições financeiras, a ideia é salutar. Basta saber o que acontecerá com o apenado que 'descobrir' que tem direito a progressão da pena ou que já a cumpriu integralmente ou mesmo que ouve equivoco do dosimetria  Quem irá ouvi-lo? o sistema?

Sem sinalização
Apesar de manter um contrato, há meses, com uma empresa de sinalização horizontal de vias públicas, a prefeitura do Assú continua sem sinalizar as ruas que foram agraciadas com uma camada tênue de asfalto. O asfalto do centro da cidade continua lá, sem nenhum risco amarelo ou branco que venha a indicar qualquer coisa. A rua da rodoviária, asfaltada ainda em 2011, também ainda não teve o prazer de receber bendita sinalização. Agora, cá prá nós, se a sinalização não é feita derna de muito tempo, por que diabos o contrato com a empresa responsável por este fazimento foi aditado? se adita contrato que não foi executado? Aahh, tá, na república independente do Assú tudo, mas tudo mesmo, é possível. Aaahh, as últimas ruas 'asfaltadas' estão lá, sem sinalização, sem meio-fio e sem canteiros, mas com uma cobertura não superior a um centímetro de asfalto. 

Salve o Atheneu
Alunos, ex alunos, profissionais da educação... irão realizar na próxima terça feira (20/11) um abraço simbólico ao Colégio Atheneu, localizado no coração de Petrópolis  bairro nobre de Natal. O abraço está previsto para acontecer as oito da matina e tem o propósito de chamar a atenção sobre o situação caótica a que esta instituição de ensino está relegada. O Atheneu que em décadas passadas formou a 'nata' da sociedade norteriograndense, hoje sofre com o abandono e o descaso das autoridades do estado. A Fiern pleiteia a concessão do Atheneu para sediar no local uma de suas unidades de ensino. Pleito que após o abraço de terça feira deverá se concretizar. A propósito, o Atheneu é o retrato do que aconteceu com o ensino público do estado que quando abriu suas portas para os menos favorecidos econômico e socialmente, deixou entrar também os primeiros ventos do descaso com o processo de ensino/aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário