quinta-feira, 8 de setembro de 2016

MPRN adere ao 'Setembro verde' e realiza ação para estimular doação de órgãos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) aderiu ao "Setembro verde" e, como apoiador da campanha, no dia 15 de setembro, a instituição, em parceira com o Instituto do Bem, montará um estande na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) para estimular os integrantes do MPRN a se tornarem doadores de órgãos.

"Setembro verde" é uma campanha que busca conscientizar as pessoas para a importância de se manifestarem como doadores de órgão, um ato que pode salvar muitas vidas. Setembro foi escolhido para a campanha tendo em vista o Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado no próximo dia 27.

Embora a carteirinha não tenha valor jurídico, ressaltou Raquel Barbosa, é pertinente para que os familiares tomem conhecimento do posicionamento do parente. "A decisão vai ser sempre da família, no caso dos doares falecidos. Então, é mais comum que respeitem o que foi definido pelo parente ainda em vida", declarou.

Atualmente, no Rio Grande do Norte, há 142 pessoas esperando por um transplante de córnea, 155 por um transplante de rins e 35 por uma doação de medula óssea, segundo dados da Central de Transplante da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Nenhum comentário:

Postar um comentário