domingo, 9 de outubro de 2016

UFRN entra no clube da Rede Memorial do NE garantindo acesso a informações de interesse histórico

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a mais nova integrante da Rede Memorial do Nordeste criada para promover a cooperação entre instituições para preservar e garantir o acesso ao patrimônio memorial e às informações de interesse histórico.

A reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz anunciou a adesão em reunião nesta quinta-feira com representantes da Rede Memorial e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), além da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UFRN.

A universidade deve seguir os princípios e compromissos para a digitalização de acervos memoriais, entre eles o acesso aberto, público e gratuito dos acervos sob sua custódia. “A UFRN pode agregar forças com outras instituições de ensino para preservar a memória do nosso País. Se houver essa articulação, a preservação cultural, histórica e artística brasileira ganhará impulso”, afirma o coordenador regional da Rede, professor Marcos Galindo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A reitora da UFRN se comprometeu a buscar outras adesões à Rede Memorial e ainda articulou novas parcerias no campo audiovisual com o gerente de relacionamento da RNP, Álvaro Malaguti, em cumprimento ao programa de Cinema e Audiovisual inserido no Plano de Cultura da UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário