sexta-feira, 16 de maio de 2014

Novo modelo da ZPE do Sertão será discutido em audiência pública na segunda-feira (19)

ga1
O novo modelo proposto para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) a ser construída no município de Assú – ZPE do Sertão – será tema de debate na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na próxima segunda-feira (19), às 9h. Uma audiência pública proposta pelo deputado estadual George Soares vai reunir políticos e representantes do meio empresarial do estado para discutir a implantação da ZPE que deve pretende atrai indústrias para a região do Vale do Açu, principalmente, nas áreas de mineração e fruticultura.

Foram convidados para o debate, representantes de entidades como a Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Federação das Indústrias do RN (Fiern), Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), Federação da Agricultura do RN (Faern), Federação dos Municípios do Estado (Femurn), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Prefeitura de Assu. São esperados também diversos outros prefeitos de toda a região.

A ZPE do Sertão é um projeto focado na exportação de minérios e produtos do agronegócio. Nela se instalarão indústrias dotadas de alta tecnologia para produção, beneficiamento e exportação de ouro, mármore, granito, xelita, feldspato, sal marinho, o valiosíssimo nióbio – minério fundamental na indústria da tecnologia, entre vários outros minerais. Além disso, teríamos ainda um importante canal para exportação de frutas, castanhas, derivados de leite, algodão e muito mais.

Para instalação da ZPE foi destinada uma área de mais de 1 mil hectares no município do Assú. Todo o projeto para obtenção da ZPE foi elaborado ainda na gestão do ex-prefeito de Assú, Ronaldo Soares, com a ajuda do presidente da Abrazpe, Helson Braga, sendo sancionada pelo então presidente Lula.

No entanto, um ‘novo modelo’ vem sendo divulgado pela Prefeitura Municipal do Assú, para implantação da ZPE do Sertão, necessita de uma apresentação, em audiência pública, para que seja discutido e não venha a correr o risco de que todo o trabalho já realizado seja inviabilizado.
 
- Matéria enviada pela assessoria de imprensa do deputado George Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário