sábado, 25 de abril de 2015

Palestras, oficinas, apresentações culturais e casamento comunitário no Justiça na Praça

Apresentações culturais, palestras, oficinas, orientação jurídica, emissão de documentos como CPF, carteira de trabalho e título eleitoral, do cartão do SUS, realização de casamento comunitário para 150 casais, são alguns dos serviços que estarão disponíveis, hoje, das de 8h30 as 16h, no estacionamento da Faculdade Estácio Zona Norte, durante a 39ª edição do programa Justiça na Praça. O evento será realizado numa parceria entre a Prefeitura de Natal, em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e tem como desenvolver ações e oferecer serviços à população daquela região administrativa. 

Durante o Justiça na praça estarão disponíveis ações nas áreas de esporte e lazer, saúde, educação, mobilidade urbana, defesa do consumidor, trabalho e assistência social, serviços urbanos e defesa da mulher, limpeza urbana, palestras educativas, cultura e arte, habitação e tributação e limpeza urbana. O evento que volta à Natal após sete anos. O casamento comunitário está sendo organizando pelo NAPS com a participação de 150 casais já inscritos. A celebração e a certidão de casamento são gratuitas. O evento contará ainda com inúmeras palestras e apresentações culturais.


Esporte e Lazer 
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) fará uma palestra sobre “A importância do exercício físico e seus benefícios”, que ficará a cargo do educador físico Javusier da Silva, que aborda a necessidade de movimentar o corpo por meio de atividades físicas, bem como o combate ao sedentarismo e os benefícios de se exercitar de forma correta.

Procon Natal
A unidade móvel de atendimento do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon Natal) vai orientar, esclarecer dúvidas, realizar atividades de educação para o consumo e uso consciente do crédito. Além disso, haverá palestra sobre direitos e deveres do consumidor, prevista para ser realizada às 10 horas. 

Secult
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) levará para o Justiça na Praça a apresentações culturais, com o tradicional Boi de Reis de Manoel Marinho, oficinas como a de artes visuais com produção de Fanzines Criativos, voltada para produção de informativos, revistas e painéis com textos e desenhos para crianças e adultos; oficina de modelagem “Papel reciclável” voltada para confecção de bonecos e fabricação de papéis a partir de materiais reutilizáveis. Será oferecido ai9nda, orientação para os interessantes em participar dos diversos editais oferecidos na área cultural pela secretaria.


Semul
A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres vai oferecer orientação às mulheres sobre os serviços que oferecem para aquelas que se encontram em situação de violência doméstica e as ações do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser, junto com a Casa Abrigo Clara Camarão, faz parte da rede de atendimento à mulher em situação de violência da secretaria. 

Semurb
A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) fará palestra sobre Licenciamento e Fiscalização Ambiental, além de atividades de educação ambiental. Entre os tópicos abordados na palestra, estão as exigências previstas na legislação para que seja feito o licenciamento ambiental, de forma a esclarecer a comunidade o porquê e quais as atividades que precisam ser licenciadas. Bem como o papel da Semurb como órgão fiscalizador, isto é, quais as atribuições da fiscalização, por exemplo, e como se dão as penalidades e as possibilidades de regularização. Em relação às atividades ligadas a educação ambiental, a equipe da secretaria levará algumas dicas e orientações simples para o público presente relacionados à temática de preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Ainda segundo Laura Paiva, a Semurb vai fazer a doação de cinco buquês feitos com material reciclado para serem sorteados no evento.

Educação
participará do evento terá um stand com atividades de roda de leitura, exposição de cordel, pintura, modelagem, dobraduras, pescaria, jogos pedagógicos, apresentações culturais e exposição de vídeos dos programas e projetos. No auditório do evento, haverá, ainda, duas palestras: “Família presente” (11h às 11h30), com a Prof.ª Esp. Maria das Graças Silvestre Silva Soares, e “Respeito à diversidade” (15h às 15h30) com a Prof.ª Esp. Letícia Ferreira de Oliveira.

Semtas
Com serviços variados, mobilizará quatro dos seus departamentos e contará com uma equipe de 16 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e técnicos de referência, atendendo ao público. Durante todo o dia, uma gama de programas, projetos e serviços desenvolvidos e executados pela pasta, no âmbito da qualificação profissional, segurança alimentar, proteção social básica e especial serão apresentados e oferecidos gratuitamente à população, para que os cidadãos possam conhecer e se beneficiar plenamente dos seus direitos, prerrogativa foco da ação do Justiça na Praça, e compromisso já adotado pela atual gestão da Semtas.

Semsur
disponibilizará a comunidade os serviços de informações sobre apreensão de animais, solicitações de iluminação pública, esclarecimento e solicitação de podas ou abate em árvores de risco e abertura de processos para regularização de sepulturas públicas. Além disso, a Semsur disponibiliza para o evento dois pavilhões, decoração com plantas naturais, sonorização, gerador e em parceria com a STTU fará a interdição da área.

Semut
oferecerá aos contribuintes a oportunidade de quitar suas dívida tributários inscritos ou não em dívida ativa do município de Natal, durante o Justiça na Praça. Os créditos tributários terão descontos nos juros e multa de mora de noventa por cento (90%) se quitados à vista até o dia 30 de abril de 2015. Os descontos são válidos apenas para documentos emitidos no período de 22 a 30 de abril. Não poderão se beneficiar dos descontos os contribuintes com créditos tributários ajuizados, cujos processos já se encontram na fase de destinação do bem penhorado à hasta pública e os créditos, provenientes de substituição tributária em que houve a retenção e o não recolhimento do imposto.


Seharpe
disponibilizará um estande para cadastrar as pessoas interessadas em fazer parte do programa Minha Casa Minha Vida do governo Federal. O ultimo cadastro ocorreu em 2013 e quase 80 mil pessoas fizeram o cadastro junto a secretaria. Quem já efetuou o cadastro não precisa mais realizar e desta vez as inscrições não terão prazo para serem realizadas.

Saúde
participa com um estande para atividades como, palestras sobre alimentos transgênicos; aferição de Pressão Arterial (PA); avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC); teste de glicemia capilar; orientação e distribuição de camisinhas; orientações sobre combate e prevenção a dengue e a Febre Chycungunya, entre outras atividades.

Urbana
fará distribuição de material gráfico educativo com noções sobre o descarte correto de resíduos e fornecerá orientação à população sobre os serviços oferecidos pela companhia e palestra. Equipes de garis estarão à disposição do evento, realizando serviços de limpeza e conservação da área antes, durante após o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário