quinta-feira, 9 de abril de 2015

Iniciativa dos Correios une descarte responsável de documentos e inclusão social

Uma parceria dos Correios com cooperativas de catadores de material reciclável de boa parte do País está unindo as vertentes de sustentabilidade social, ambiental e financeira. A empresa já doou a essas entidades quase 335 toneladas de papel referentes a 111 mil caixas com balancetes antigos da agencia, dos anos de 1989 a 1992 e de 1995 a 2000. 

Os destaques de doação de caixas são os Estados de São Paulo (30,5 mil), Minas Gerais (22,6 mil), Paraná (10,2 mil), Rio de Janeiro (7,6 mil) e Santa Catarina (7,1 mil). O descarte desses papeis gerou um espaço equivalente a 15,6 km lineares ou 3.102 estantes nos arquivos gerais dos Correios.

Em vez de serem incinerados – prática que traz prejuízos ao meio ambiente-, os documentos são fragmentados e reciclados, aliando preservação de recursos naturais e gerando renda para famílias em estado de vulnerabilidade social. O papel branco é o item que possui o segundo maior valor de venda no processo de reciclagem, atrás apenas do alumínio. Em Porto Alegre, por exemplo, as cooperativas chegam a receber até R$ 0,44 pelo quilo do papel branco.

As entidades parceiras são selecionadas pelos Correios por meio de chamamentos públicos estaduais, que seguem as regras estipuladas no decreto 5.940/2006 – que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário