domingo, 30 de junho de 2019

DETRAN/RN orienta como tirar a CNH digital

Resultado de imagem para Chegou a CNH - Digital detran rnA versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) armazena todas as informações da CNH impressa, garantindo a autenticidade do documento e só poderá ser gerada para os condutores que possuem a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code (CNH's emitidas desde maio de 2017).

O condutor que possuir uma CNH sem QR Code poderá solicitar a 2ª via de sua CNH física ou renovação da CNH, ou caso solicite algum tipo de alteração de dados no documento de habilitação, a CNH alterada também será emitida com QR Code. A versão digital é gratuita e opcional.

A CNH digital possui a mesma validade do documento de habilitação impresso e funciona por meio de um aplicativo de celular gratuito. O documento é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e que é válida em todo território nacional. Nesse caso, deverá atentar para o funcionamento do smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada. 

A CNH-e é mais uma comodidade ao condutor, mas NÃO é obrigatória, podendo esse continuar a utilizar a versão impressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário