A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) vai deflagrar na próxima quinta-feira, 7, uma iniciativa que promete identificar vocações econômicas, potencialidades produtivas, bem como apontar gargalos administrativos e sociais dos municípios potiguares.
Para essa identificação, a Fiern criou uma plataforma digital para que os prefeitos municipais possam apresentar as vocações da região, áreas propícias para investimento, potencialidades econômicas, além dos problemas que hoje impedem o desenvolvimento local.
A expectativa é de que o sistema possa gerar informações essenciais sobre o ambiente econômico das cidades. Uma das possibilidades é de que os dados possam gerar mapas para o investimento e abertura de negócios.
A iniciativa conta com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e da Federação das Câmaras Municipais do Estado (Fecam). Os organizadores esperam contar com a adesão de um bom volume de cidades já na primeira semana de abertura da plataforma. Contudo, a Fiern também estuda criar uma “força-tarefa” para incentivar que as prefeituras integrem ao sistema.
A ideia dos desenvolvedores é de que as informações sejam atualizadas e analisadas de forma constante. Além disso, o banco de dados ficará aberto ao público, para que os conhecimentos regionais sejam democráticos e transparentes.
A expectativa é de que o primeiro balanço de informação seja publicado na primeira quinzena de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário