terça-feira, 20 de agosto de 2019

Parnamirim: seminário discute enfrentamento à violência contra a mulher

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CE-Mulher) e o Juizado de Violência Doméstica de Parnamirim, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município, promoveram o 4º Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Parnamirim.

O Seminário tem como objetivo esclarecer ao público papel dos Juizados de Violência Doméstica, bem como apresentar a rede pública de enfrentamento e acolhimento ofertados a essas famílias, trazendo para dentro das escolas de Parnamirim ferramentas fundamentais para reduzir a violência no âmbito familiar. Uma vez multiplicadas, tais informações podem orientar e ajudar a conscientizar as crianças e adolescentes sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher.

Na ocasião, houve encenação do monólogo da história de Maria Dideia, autoria de Célia Melo, que abordou o empoderamento da mulher através da história de Maria Bonita. Em seguida, a fotógrafa Kalina Veloso falou um pouco sobre a sua exposição “Ele não te ama” que retrata através de fotos de mulheres algumas atitudes e comportamentos abusivos em relacionamento.

O seminário contou com as palestras do Coordenador do Projeto EducaJus, Alan Macêdo, com o tema “Direitos das mulheres: análise jurídica e social no século XXI”, e com a psicóloga Raquel Campos, com o tema “Psicologia e Violência Doméstica: contextualizando a rede de enfrentamento e o ambiente escolar”.

O evento integra a programação da 14ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, programa do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal de Justiça, que visa ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, concentrando esforços para julgar casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres e promove ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para o tema

Nenhum comentário:

Postar um comentário