quinta-feira, 12 de setembro de 2019

MPRN recebe palestra inaugural do projeto Padrinhos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em conjunto com a Corregedoria Geral de Justiça e a instituição Acalanto Natal, recebe neste sábado (14) a palestra inaugural do projeto Padrinhos. A iniciativa tem por objetivo envolver a sociedade civil na garantia do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, mediante o compromisso de oferecer vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo e educacional.

O evento será realizado no auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal, das 14h às 18h, e terá a finalidade de esclarecer aos candidatos à condição de padrinhos as exigências necessárias para a efetivação do apadrinhamento, além de suas implicações legais.

O apadrinhamento de crianças e adolescentes acolhidos em Unidades pode se dar em três modalidades: afetiva, profissional e provedora. O apadrinhamento afetivo é aquele que o padrinho/madrinha visita regularmente a criança ou adolescente, buscando-o para passar fins de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, proporcionando-lhe a promoção social e afetiva, revelando possibilidades de uma convivência familiar e social saudáveis que gerem experiências gratificantes.

Já o apadrinhamento profissional é aquele em que o padrinho/madrinha, pessoa física ou jurídica, atende às necessidades da criança ou adolescente de acordo com suas habilidades profissionais. Por fim, o apadrinhamento provedor é aquele em que o padrinho/madrinha, pessoa física ou jurídica, dá suporte financeiro ou material ao apadrinhado ou à Unidade de Acolhimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário