O projeto Include, ação social realizada pelo Instituto Campus Party em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN), abriu inscrições para cursos educacionais gratuitos de robótica desplugada. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 8 de maio por meio do site do Campus Party.
A iniciativa tem foco na inclusão tecnológica e conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc-RN). O objetivo é promover cursos e oficinas gratuitas em diversas áreas do campo da Tecnologia da Informação (TI), ao mesmo tempo em que possibilita a inclusão tecnológica de estudantes de famílias de baixa renda – público-alvo do projeto.
Para se inscrever, é necessário que o interessado possua idade entre 12 e 20 anos e estude em escola pública. No entanto, conforme as regras do Include, caso restem vagas, jovens que estão fora da faixa etária também poderão ser beneficiados.
Os alunos que tenham menos de 18 anos precisam da autorização dos responsáveis - o modelo dessa autorização pode ser solicitado via e-mail, para confirmar a matrícula.
O curso segue formato de um laboratório. A finalidade é incluir os jovens participantes no meio tecnológico por meio de aulas teóricas e oficinas de robótica educacional.
Serão formadas turmas síncronas de 25 alunos cada, distribuídas entre os turnos da manhã e tarde. No curso, os jovens terão contato com o mundo maker – onde o aluno é o protagonista da ação – e trabalharão conteúdos como lógica, eletricidade, impressão 3D, algoritmo, arduíno, informática, entre outros.
O curso terá início no dia 17 de maio e será finalizado em julho, após 24 encontros, sendo realizados dois por semana. As oficinas, serão ministradas por estudantes de graduação da UFRN oriundos de áreas interdisciplinares, que atuarão como bolsistas no Projeto Include.
Nenhum comentário:
Postar um comentário