Uma semana com programação diversa para a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN. Entre live, homenagem, webnário e lançamento de concurso, a orquestra vem se reinventando em meio a pandemia, mantendo a arte e entregando conteúdo ao público através do projeto Movimento Sinfônico. Para este sábado (29), no Programa Formação acontece o webnário “A história da Orquestra Sinfônica do RN”, com a palestra do violista, Miguel Kolodiuk, às 17h, ao vivo pelo YouTube.
Para mergulhar nos aspectos históricos do tema proposto, o seminário virtual, mediado por Tatiane Fernandes, tem as participações especiais de Linus Lerner, Olga Aranha, Ticiano D’Amore, André Muniz, Luís Antônio Paiva, Sônia Santos e Paulo Albino.
Já o Concurso Jovens Solistas Aldo Parisot, promovido pela OSRN, está com inscrições abertas através do site www.osrn.com.br até o dia 20 de junho. Com o intuito de estimular o estudo e aprimorar a formação musical de diversos instrumentistas brasileiros, visando oportunizar, encontrar e destacar jovens solistas nascidos no Rio Grande do Norte, o concurso acontece em duas etapas: Etapa Estadual (RN) e Etapa Nacional. Realizado integralmente de forma remota, a etapa seletiva conta com especialistas e votação popular nas etapas finais e premiação em dinheiro para os vencedores.
Com essa ação, destaca-se o alinhamento do projeto Movimento Sinfônico com a agenda 2030 da ONU, em especial os objetivos do desenvolvimento sustentável. Dentre eles, estimular uma educação de qualidade e reduzir desigualdades, facilitando a ampla participação de jovens músicos das diversas classes sociais, entre outros.
E para quem perdeu o lançamento da homenagem a Sivuca – 15 anos de saudade, com a OSRN interpretando, no formato mosaico, a obra Feira de Mangaio, pode conferir o vídeo no canal oficial da orquestra, no YouTube. Uma curiosidade: a primeira orquestra sinfônica que o mestre Sivuca atuou em conjunto foi a do estado do RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário