Os equipamentos para análise dos ventos e radiação solar que irão viabilizar o Atlas Solar e Eólico do Rio Grande do Norte começarão a ser instalados nesta semana com investimentos do Governo do Estado. O secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado, visitou o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do Instituto Senai de Inovação (ISI) para a inspeção dos equipamentos junto à equipe técnica. De acordo com o Estado, até o final deste mês, serão instaladas seis estações solarimétricas em diferentes municípios do RN, começando por Lajes. Também está prevista uma torre anemométrica de 170 metros de altura até o final de junho.
As torres terão 3 metros de altura e serão implantadas nos municípios de Lajes, Nova Cruz, Santa Cruz, Mossoró, Pau dos Ferros e Jandaíra. Esse último, na divisa com Pedro Avelino, Guamaré e Galinhos, também receberá, até o final de junho, uma torre anemométrica de 170 metros de altura que irá caracterizar os ventos potiguares mais altos, qualificando o estado para a chegada de torres eólicas maiores e plantas offshore (no mar).
O Centro de Tecnologias é referência nacional no desenvolvimento de tecnologias em energia eólica, solar, gás natural, entre outras, e será responsável pela operacionalização para a produção do Atlas Eólico e Solar viabilizado através de convênio do Governo do Estado e ISI. Ainda segundo o governo, o resultado estará disponível de forma consolidada no Atlas Solar e Eólico do RN previsto para o segundo trimestre de 2022. Os dados coletados pelas torres também poderão ser acessados em tempo real durante os próximos 10 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário