terça-feira, 26 de abril de 2011

Desastre anunciado e inconcebível

Algo não estar muito certo nesse alagamento do bairro Maria Romana, em Ipanguaçu. E este não muito certo se assemelha com a coincidência do alagamento da mesma área, durante o período invernoso do ano passado. Alguém lembra?
Pois bem, relembrando: alguns moradores desse bairro, (de parede e meia do centro) quando viram suas casas alagadas, tentaram ‘quebrar’ alguns barramentos que impedem a passagem natural das águas e que estão concentrados em algumas propriedades privadas, às quais o poder público municipal ‘faz vistas grossas’ e o Ministério Público ainda não foi capaz de descobrir sua existência). Esses barramentos forçam o recuo das águas, uma vez, claro, que tem algo a impedir seu trajeto normal, lógico. Saída para as águas? a invasão das casas dos moradores da cidade.
Os barramentos continuam lá, 'imexiveis', 'infiscalizaveis'..., o alagamento do Maria Romana já começou e... pensar que no ano passado os moradores que tentaram derrubar os barramentos foram chamados de vândalos, depredadores... E o poder público municipal e as instituições responsáveis por preservar o bem estar da sociedade, neste caso, podem ser chamadas de que? Descuidadas? Pouco zelosa? Demoradas?...
Oohh, até quando o sofrimento alheio trará a felicidade de poucos? O pior que em ano que antecede a período eleitoral, esse sofrimento é ‘uma benção’.
Infelizmente, a sorte dos outros moradores ribeirinhos de Ipanguaçu está meio sombria. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves está perto de começar sua sangria, e... Hora de cadastrar, tirar fotos entregando cestas básicas, entregando colchões... escolas fechadas para abrigar os desabrigados, muitas, muitas, mas muitas entrevistas mesmo a reclamar e a solicitar a falta e a vinda de recursos...
O pior é que esse quadro é o sonho dos prefeitos e dos políticos, não só do Vale do Açu, mas desse Brasil em que alguns não se cansam de ficar deitados em berço esplendido a sonhar com o sofrimento alheio.
Senhor!!! será que eles sabem o que fazem!!!?


- Fotos: Blog Ipanguaçu do Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário